segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O Islão Político: Ontem e Hoje


«O Islão: Ontem e Hoje», da autoria de John M. Owen, já chegou às livrarias, pela Bertrand Editora. 

«Como pode o mundo ocidental de hoje responder aos desafios do Islão político?». Para responder a esta questão, o autor compara a luta entre o islamismo e o secularismo a outros choques ideológicos ocorridos na história do Ocidente. 
John M. Owen examina os últimos conflitos – como foram apoiados por redes subterrâneas, como fomentaram o radicalismo e a revolta e como desencadearam intervenções estrangeiras e conflitos internacionais –, apresentando-nos uma perspetiva inovadora sobre o Islão político. 
Segundo a Publishers Weekly, «Owen é generoso, racional e equilibrado (…). É suficientemente astuto para entender a amplitude das diferenças práticas que bloqueiam a resolução de conflitos.»

O autor, especialista em Ciência Política e Relações Internacionais, é atualmente professor da Universidade da Virgínia (EUA) e colaborador do projeto pela Liberdade Religiosa do Centro Berkley de Estudos sobre a Religião, a Paz e os Assuntos Internacionais, da Universidade de Georgetown.

Sobre o autor

John M. Owen IV é especialista em Ciência Política e Relações Internacionais. Doutorado em Harvard, é atualmente professor da Universidade da Virgínia (EUA) e colaborador do projeto pela Liberdade Religiosa do Centro Berkley de Estudos sobre a Religião, a Paz e os Assuntos Internacionais, da Universidade de Georgetown. As suas investigações focam-se na forma como as semelhanças e as diferenças ideológicas e culturais transnacionais afetam e influenciam as relações internacionais, na evolução do islamismo e do capitalismo autoritários e nos ciclos de vida dos vários regimes políticos e respetiva expansão geográfica.