terça-feira, 15 de novembro de 2016

Lisboa Íntima


Lisboa Íntima é o resultado da fortíssima ligação da extraordinária flautista Americana Susan Palma-Nidel com Portugal, com a música tradicional portuguesa e com outros incontornáveis nomes da música lusófona com quem a relação profissional e pessoal torna possível a entrega à arte da forma que neste álbum temos o privilégio de testemunhar.

Susan Palma-Nidel, flautista principal da mundialmente reconhecida orquestra Orpheus Chamber Orchestra, vencedora de um Grammy, criou assim este álbum com convidados de luxo - Carlos do Carmo, Ivan Lins, Né Ladeiras, Júlio Pereira entre outros grandes nomes da música de excelência.
O repertório viaja por diferentes caminhos: grandes temas clássicos como Alfama e Verdes Anos, nos quais o trabalho de Susan é iluminado por dois guitarristas fora de série – José Manuel Neto e Pedro Jóia; temas da música tradicional de Trás-os-Montes onde Susan conta com a inigualável Né Ladeiras; Júlio Pereira, o grande génio do cavaquinho, que toca com Susan o seu tema original Ler Devagar, do seu trabalho mais recente - Cavaquinho Pt; ou ainda o tema Iluminados de Ivan Lins que conta com Susan na flauta transversal e Ivan Lins ao piano, entre outros músicos do mais alto nível.

Mas há mais... Lisboa Íntima apresenta ainda o primeiro dueto alguma vez gravado entre dois gigantes musicais - Carlos do Carmo e Ivan Lins. Os dois amigos gravam juntos pela primeira vez e brindam-nos com o tema Fado Ultramar. 
O produtor e arranjador Robert Sadin, vencedor de três Grammys, criou um ambiente sonoro único em todo o álbum. Cada tema tem uma instrumentação própria, abrindo diferentes portas que nos levam diretamente ao âmago da música acústica portuguesa. Lisboa Íntima mistura a tradição da música clássica europeia com a sonoridade e ritmos da música tradicional portuguesa.

Lisboa Íntima leva-nos através de uma floresta sonora em que a música, como a natureza, é avassaladora e nos deixa sem palavras, sentindo-nos apenas gratos por viver o momento em que a música nos invade.