quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Estreias de cinema de 24 de Novembro de 2016


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Blood Father - O Protector

John Link é um ex-presidiário que põe em risco a liberdade condicional quando Lydia, a filha adolescente, é falsamente acusada de roubo por um poderoso cartel de droga. Consciente de que nunca cumpriu verdadeiramente com as suas obrigações de pai, Link encontra aqui a oportunidade por que sempre esperou para se aproximar da filha. Empenhado em marcar presença no momento mais decisivo da sua vida, ele fará o que estiver ao seu alcance para a proteger. Mas depressa descobre que tudo não passa de uma armadilha para o colocar novamente atrás das grades…
Estreado no Festival de Cinema de Cannes, um "thriller" de acção que adapta a obra homónima de Peter Craig, que também se responsabiliza pelo argumento. A realização fica a cargo do francês de Jean-Francois Richet ("Assalto à 13.ª Esquadra", "Inimigo Público Número 1", "Um Momento de Perdição"). Mel Gibson, Erin Moriarty, Diego Luna, Michael Parks e William H. Macy dão vida às personagens. 


Animais Nocturnos

Susan Morrow, uma negociadora de arte de Los Angeles (EUA), sente-se cada vez mais distante de Armie, o marido. Um dia, recebe pelo correio a cópia de um romance escrito por Edward, o seu primeiro marido, de quem não tinha notícias há já vários anos. A obra, que lhe é dedicada, conta a história de um casal com uma filha pequena. Ao mesmo tempo que se sente impelida à leitura, Susan sente-se profundamente incomodada com a violência contida no livro, acabando por se ver forçada a reavaliar as escolhas que a trouxeram até ali e as consequências de todas as decisões. E, na sua interpretação da história, vê tudo aquilo como uma forma de vingança de Edward, que nunca superou o facto de a relação ter fracassado.
Em competição pelo Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza, onde recebeu o Grande Prémio do Júri, um “thriller" psicológico com realização, argumento e produção de Tom Ford (que regressa ao grande ecrã sete anos após a sua estreia com "Um Homem Singular"). Baseado na obra "Tony and Susan", de Austin Wright, "Animais Nocturnos" conta com a participação de Amy Adams, Jake Gyllenhaal, Michael Shannon, Aaron Taylor-Johnson, Isla Fisher, Armie Hammer, Laura Linney, Andrea Riseborough e Michael Sheen. 


Vaiana

Há dois milénios, numa pequena ilha da Polinésia, vivia Moana Waialik, a única filha de um chefe de uma longa linhagem de navegadores. De espírito aventureiro e apaixonado, o maior desejo dela era explorar o mundo e navegar pelo oceano. Apesar de todos os avisos do pai, que desejava que ela seguisse os seus passos como líder da tribo, a rapariga, que tinha em si a força e a coragem de várias gerações, não se coibia de sonhar com grandes façanhas. Quando, subitamente, a ilha foi ameaçada por uma escuridão inexplicável, ela percebeu que tinha chegado o momento de transpor os limites do recife, salvar a sua aldeia e procurar respostas para as perguntas que sempre a atormentaram. E foi nesta longa viagem de descoberta que conheceu Maui, um lendário semideus de quem se tornou amiga e que a ajudou a enfrentar mil perigos…
Produzido pelos estúdios Walt Disney Animation, um filme de aventura em animação computorizada com realização de Ron Clements e John Musker, e co-realização de Don Hall e Chris Williams.