quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Para que não lhe falte inspiração na cozinha neste Natal


Não há nada como ter a família reunida no Natal à volta de uma mesa repleta de deliciosas iguarias, enquanto partilham histórias e vivem as emoções da quadra. São muitos os pratos e sabores que marcam esta época festiva, enquanto outros ainda só fazem parte do imaginário, mas que poderão saltar das páginas dos livros de culinária para a sua ementa natalícia. Para que não lhe falte inspiração na cozinha neste Natal, sugerimos três livros que estão repletos de pratos e sobremesas deliciosas para a quadra: Sobremesas 5-5-5, de Rita Nascimento, da Arteplural Edições; Bimby – À Portuguesa Com Certeza, da Bertrand Editora; e Pratos & Travessas, de Mónica Pinto, da Bertrand Editora.



Sobremesas 5-5-5, de Rita Nascimento, da Arteplural Edições 

Este livro apresenta um conjunto variado de receitas para comer à colher, à fatia ou à dentada. Sobremesas 5-5-5 é um livro de receitas para fazer doces rápidos, fáceis, e ainda por cima baratos, para os gulosos que não têm tempo nem paciência, mas que não resistem a um bom doce ou sobremesa. É um livro à prova de preguiça para gulosos apressados, mas que gostam de apreciar os prazeres da doçaria. Todas as receitas levam no máximo 5 ingredientes, custam no máximo 5 euros e demoram no máximo 5 minutos a preparar.



Bimby – À Portuguesa com Certeza, da Bertrand Editora

Este livro apresenta uma seleção das 100 melhores receitas regionais portuguesas, sendo um regresso às raízes e tradições gastronómicas de Portugal. Este livro está dividido em cinco partes: Entradas, sopas e acompanhamentos; Pratos de peixe; Pratos de carne; Bolos, biscoitos e sobremesas; Menus com as receitas deste livro. 


Pratos & Travessas, de Mónica Pinto, da Bertrand Editora

Este é um livro de receitas que faz abrir o apetite só de olhar para as fotografias. Não admira porquê! A autora é fotógrafa e food stylist de profissão, tendo o seu trabalho tido destaque em várias publicações de prestígio como a Fork Magazine, Wall Street International ou a Lust Auf Genuss, entre muitas outras. Bolo húmido de chocolate e mascarpone, quadrados amanteigados de amoras, tartes de maçã e framboesas em flan e tarte de alheira, couve e maçã verde são algumas das receitas que constam no livro.