sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Vaiana - Personagens


A Avó Tala (voz de Rachel House na versão original), a confidente e melhor amiga de Vaiana, partilha com a sua neta uma ligação especial com o oceano. Embora o seu filho Tui seja um líder sem sentido, a Avó Tala continua a ser autêntica. Sente que o oceano tem grandes planos para Vaiana, mas não vai revelar os segredos lendários dos seus antecessores navegadores até ser o momento certo.

“A Avó Tala é a guardiã das histórias antigas”, diz o argumentista Jared Bush. “Conhece a história do seu povo e compreende o quão importante é para Vaiana seguir os seus sonhos. Mas nunca lhe deu as respostas. Vai deixar Vaiana descobrir sozinha.”

O pai de Vaiana, o Chefe Tui (voz de Temuera Morrison na versão original) é o extrovertido e muito respeitado líder do povo da Ilha de Motunui. Quer que Vaiana siga os seus passos como líder do povo, mas tem medo da ligação que a filha tem com o oceano e do mundo que existe depois do seu recife. “O pai diz-lhe vezes sem conta que ela não se deve aventurar no mar perigoso”, diz Jared. “Insiste que o seu futuro é ser chefe do seu povo. Relembra-a da sua enorme responsabilidade e o importante que é ela abraçar essa função.”

Embora possa parecer que os seus mundos não colidem, o Chefe Tui e Vaiana têm muito mais em comum do que imaginam.


 A mãe de Vaiana está sempre do seu lado. Divertida, inteligente e com uma enorme força de vontade, Sina apoia o gosto de Vaiana em estar dentro de água. Mas tal como Tui, o seu marido teimoso, Sina quer proteger a sua filha dos lendários perigos que estão para lá do recife. Acima de tudo, Sina confia em Vaiana para tomar as decisões certas. Nicole Scherzinger dá a voz a Sina na versão original.

Os Kakamora são piratas armados e selvagens em forma de coco que vivem no lixo – e destroços – dos navios que flutuam livremente pelo oceano. Os Kakamora são pequenos, mas são guerreiros implacáveis que não desistem até terem o que querem.

Tamatoa é um caranguejo egocêntrico que vive em Lalotai, o reino dos monstros. O vaidoso crustáceo quer ser mais do que “inferior na cadeia alimentar” e compensa esta sua lacuna ao cobrir-se de tudo o que brilha. O ávido colecionador tem um vasto leque de artefactos, bem como um grande rancor a Maui. Jemaine Clement dá a voz a Tamatoa na versão original.

Heihei é um galo mudo – o tonto da aldeia, na verdade. Quando o galo sem noção vai parar acidentalmente à canoa de Vaiana, parte com ela na sua viagem épica. Mas quando Maui indica a galinha emplumada como a sua próxima refeição, Vaiana, que tem bom coração, arrisca-se para salvar Heihei. Alan Tudyk é a voz de Heihei, na versão original.

Pua é o porco de estimação de Vaiana, que tem a energia e a inocência de um cachorro. É ingénuo e doce - faria qualquer coisa por Vaiana. Pua só quer que ela seja feliz.

Vaiana estreia nos cinemas portugueses a 24 de Novembro de 2016.