A Monstra - Festival de Animação de Lisboa em parceria com o Museu da Marioneta vai inaugurar neste museu, no próximo dia 14 de fevereiro, às 18h, a primeira exposição em Lisboa dos britânicos Estúdios Aardman, responsáveis por filmes como A Ovelha Choné ou a Fuga das Galinhas, entre muitos outros.
Esta será a primeira exposição dedicada ao trabalho da Aardman em Portugal, estúdio sediado em Bristol, Inglaterra, e fundado em 1976 por David Sproxton e Peter Lord. Este último vai marcar presença no Festival Monstra.
Ao todo vão ser apresentadas 47 marionetas, 8 cenários, vários storyboards e vários esquissos no Convento das Bernardas, onde está instalado este Museu. O público português poderá ver ao vivo as marionetas dos filmes e séries de televisão que tornaram este estúdio num dos mais conhecidos e admirados em todo o mundo: Wallace e Gromit (série tv e filmes), Creature Comforts (série tv), Timmy (série tv), A Ovelha Choné (série tv e filme), A Fuga das Galinhas (2000), Morph (tv) e A Idade da Pedra (2018).
Os filmes da Aardman têm marcado presença regular no Festival Monstra desde 2008, ano em que foi prestada homenagem ao cinema de animação inglês. Da Aardman o Festival tem também trazido vários convidados a Lisboa, como os realizadores Mark Burton e Richard Starzak (A Ovelha Choné), Nick Park (A Idade da Pedra), e os animadores portugueses Emanuel Nevado e Sara Barbas. Esta edição do festival será seguramente marcada pela presença de Peter Lord, co-fundador da Aardman, e também presidente dos Emilie Awards, os prémios europeus para o cinema de animação, dos quais a Monstra é parceira.
"Tivemos a sorte de ter esta exposição nesta edição do festival. Temos exibido muitos filmes da Aardman ao longo dos anos e mostrar uma exposição deste estúdio era um desejo que tínhamos há imenso tempo. A Aardman funciona como um colectivo, tem uma cultura muito europeia e um lado muito humanista, fazia todo o sentido para nós." afirma Fernando Galrito, diretor artístico da Monstra.
Esta é uma oportunidade única para aprofundar o conhecimento sobre o trabalho destes estúdios e ver ao vivo as personagens que fazem parte da história da animação mundial. A exposição está patente no Museu da Marioneta até ao dia 21 de Abril.