quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Estreias de cinema de 7 de Fevereiro de 2019


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Vingança Perfeita

Recentemente eleito "cidadão do ano" de uma pequena e fria cidade do Colorado (EUA), Nils Dickman ganha a vida a abrir caminho aos outros, dentro do seu camião limpa-neves. Mas a tranquilidade termina quando Kyle, o filho adolescente, é encontrado morto devido a uma "overdose" de heroína. Incapaz de lidar com o acontecido e absolutamente convicto de que o filho nunca se envolveu em drogas, resolve investigar as circunstâncias. As pistas que vai encontrando pelo caminho encaminham-no directamente para um perigoso grupo de narcotraficantes. Determinado a fazer justiça com as próprias mãos e a evitar que situações como a de Kyle se repitam, ele toma uma decisão: eliminar os criminosos, um a um.
"Remake" norte- americano de "Kraftidioten" (2014), também realizado pelo norueguês Hans Petter Moland – com Stellan Skarsgård como protagonista –, um filme de acção que segue um argumento de Frank Baldwin. Nesta versão, quem dá vida às personagens são Liam Neeson, Laura Dern, Emmy Rossum e Tom Bateman, entre outros.



A Possessão de Hanna Grace

Megan Reed é uma agente da polícia que perdeu o emprego após cometer um erro grave numa detenção. Recém-saída de um programa de reabilitação, aceita trabalhar à noite na morgue de um hospital. Um dia, é admitido o corpo de Hannah Grace, uma rapariga que morreu depois de um exorcismo mal executado. É então que Megan percebe que o cadáver traz dentro de si uma entidade maligna em busca de um novo hospedeiro…
Um filme de terror sobrenatural escrito por Brian Sieve e realizado por Diederik Van Rooijen ("Daglicht").  No elenco encontramos Shay Mitchell, Kirby Johnson, Stana Katic, Grey Damon e Nick Thune, entre outros. 



A Favorita

Século XVIII. Inglaterra está em conflito com França. Anne, a rainha inglesa, é uma mulher doente e frágil que, apesar de se assumir como governante, deixa todas as decisões nas mãos de Sarah Churchill, a duquesa de Marlborough, sua amiga e amante. Quando Abgail, uma aristocrata caída em desgraça, chega ao palácio, torna-se próxima de Sarah. À medida que os assuntos de estado começam a exigir cada vez mais tempo e esforço de Sarah, Abgail encontra aí a oportunidade que esperava para se aproximar da monarca e cair nas suas boas graças. 
Com argumento de Deborah Davis e Tony McNamara, e realização do grego Yorgos Lanthimos, uma tragicomédia com Olivia Colman, Emma Stone, Rachel Weisz nos principais papéis. Estreado no Festival de Cinema de Veneza, onde recebeu o Prémio do Júri e o Coppa Volpi de Melhor Actriz (Colman), o filme foi nomeado para dez Óscares, entre eles o de Melhor Filme, Melhor Argumento Original, Melhor Actriz Principal (novamente Colman) e Secundária (Weisz e Stone).