quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Estreias de cinema de 21 de Fevereiro de 2019


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Portugal Não Está à Venda

A família de Sebastião Dias, outrora endinheirada, vê-se a braços com uma questão muito delicada: está completamente falida. Quando vem a público a notícia de que Jéssica Fatinha, a primeira-ministra, anda em negociações com políticos de vários países para vender Portugal, Sebastião tem de fazer alguma coisa para o impedir.
Com realização e argumento de André Badalo ("Baku, I Love You"), uma comédia com Rita Pereira, Dalila Carmo, São José Correia, Maria Vieira, Tiago Teotónio Pereira, Joana Ribeiro, António Capelo, Paulo Pires, Carla Vasconcelos, João Lagarto, Marina Mota, Orlando Costa, Cucha Carvalheiro, Luísa Ortigoso, Pedro Carvalho, Io Appolloni, André Nunes, Sílvia Rizzo, Philippe Leroux, Pedro Granger, Isabel Ruth e ainda com a participação de Diogo Piçarra e Luís Represas (ambos também responsáveis pela banda sonora).



Como Treinares o Teu Dragão: O Mundo Secreto

Vários anos se passaram desde que conhecemos Hiccup, o pequeno "viking" pouco convencional que, com inteligência e espírito de sacrifício, nos mostrou o poder da verdadeira amizade. Agora, já adulto, assumiu-se como líder do seu clã e é a prova viva de como a gentileza, a inteligência e o carácter são muito mais importantes do que a bravura ou força física. Mas a amizade do jovem Hiccup com o seu dragão Desdentado, até agora nunca questionada, vai ser posta à prova quando Grimmel, um homem ganancioso e sem escrúpulos, ali chega determinado a enriquecer à custa do tráfico de dragões.
Do mesmo estúdio que criou "Shrek", "Madagáscar" ou "O Panda do Kung Fu" chega-nos a terceira aventura protagonizada por grandes guerreiros escandinavos e seus extraordinários dragões que, desde 2010, sobrevoam os corações de milhões de espectadores. A realização volta a ficar a cargo de Dean DeBlois e, na versão original, as vozes são de Jay Baruchel, America Ferrera, Cate Blanchett, Craig Ferguson e F. Murray Abraham, entre outros.



Os Irmãos Sisters

Oregon (EUA), meados do século XIX. Eli e Charlie são dois irmãos que ganham a vida como assassinos a soldo. Depois de vários homicídios bem-sucedidos, são contratados para eliminar Hermann Warm, um explorador de minas de Sacramento (Califórnia), que descobriu um método inovador que lhe permite encontrar ouro com uma facilidade extraordinária. Tudo parecia simples, até Eli começar a ter dúvidas sobre o seu meio de subsistência. Charlie, que sempre se sentiu realizado como fora-da-lei, não está disposto a terminar abruptamente a sua carreira. Por isso, vai ter de encontrar uma forma de fazer o irmão mudar de ideias e cumprir com o combinado.
Estreado no Festival de Cinema de Veneza, onde esteve em competição pelo Leão de Ouro, um "western" em ambiência negra realizado pelo francês Jacques Audiard, responsável pelos multipremiados "De Tanto Bater o Meu Coração Parou" (2005), "Um Profeta" (2009), "Ferrugem e Osso" (2012) e "Dheepan" (2015). O argumento, baseado no romance homónimo de Patrick deWitt, foi escrito por Audiard em parceria com o também francês Thomas Bidegain. John C. Reilly, Joaquin Phoenix, Jake Gyllenhaal, Riz Ahmed e Rebecca Root assumem as personagens principais.