sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

FCH-Católica lança curso em Livro Infantil para Pais


Com o objetivo de ajudar os pais, enquanto mediadores da leitura, a selecionarem os primeiros livros para os seus filhos, a Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa anuncia a criação do curso livre em Livro Infantil para Pais, com inicio a 2 de Março.

Contando com o apoio da APEL - Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, este novo curso é especialmente dirigido aos familiares de crianças com idades entre os 0 e os 10 anos, partindo do pressuposto de que a seleção dos primeiros livros é muito relevante para a formação do gosto e da sensibilidade da criança. A formação contará com a especial participação do psicólogo Eduardo Sá, que ajudará a fundamentar, ao nível da psicopedagogia, a importância dos livros infantis na vida das crianças. 

“Ao longo das 27 horas de duração do curso, e com vista à definição de critérios de seleção, será apresentado, analisado e discutido um número substancial de livros infantis” refere Dora Batalim, Coordenadora da Formação. “Abordaremos o livro de forma integral, do texto verbal às imagens, aos formatos, aos materiais já que todos estes elementos contam significativamente e é necessário saber lê-los em si mesmos e como um todo, e conhecer a relação com o destinatário infantil” acrescenta.

Além do diálogo e reflexão feitos em contexto de aula, será semanalmente proposto um título que deverá ser lido e partilhado com as crianças em casa. Deste modo, a formação estimulará a criação de uma biblioteca básica, orientada pelo docente.

Para que os participantes possam pôr em prática os conhecimentos adquiridos na formação, esta será complementada por três workshops sobre Mediação de Leitura que visam fornecer a todos os participantes ferramentas-base relacionadas com a colocação de voz e a expressão corporal.