sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Nuno Ferraria apresenta Imagina - A Evolução - Em Sesimbra


Nuno Ferraria, 18 anos, ou Ferraria Magic, como gosta de ser conhecido, vive em Sesimbra, e está prestes a dar um grande passo na sua jovem carreira de mágico: estrear o espetáculo Imagina – A Evolução, hoje pelas 21.30 horas, no Cineteatro Municipal, onde, pela primeira vez, vai estar sozinho em palco.

A ligação de Nuno à magia começou aos 9 anos, numa brincadeira entre amigos. «Peguei num baralho de cartas e fiz pequenos truques. Depois, comecei a ir à Internet e a pesquisar cada vez mais e a mostrar à minha família e aos meus amigos». Desde pequeno que o mundo das artes o fascinou. «Estava sempre a dizer à minha mãe que queria ser palhaço e que queria fazer magia».

Aos 14 anos, desistiu do futebol e passou a dedicar todo o seu tempo à escola e à magia. «Começaram a surgir cada vez mais oportunidades para mostrar os meus truques e isso fez com que a responsabilidade aumentasse e me tenha levado a focar mais na magia». Começou a receber convites para fazer apresentações em festas, casamentos, batizados e em espetáculos de variedades.

Tal como em todas as áreas, «a magia exige muita dedicação e muito treino». Outro aspeto importante, «é mostrar e difundir a nossa arte junto do público. Não podemos ficar só em casa a treinar, é preciso ir para a rua exercitar, porque a prática que nós ganhamos é com os espetáculos». 

Para Nuno Ferraria, «o maior e o melhor agradecimento que se pode ter é no final ver o entusiasmo do público a bater palmas. É mágico».
Da próxima vez que subir ao palco do Cineteatro, vai concretizar a ambição de realizar um espetáculo da sua autoria e onde vai ser o único protagonista. «Para quem me vai ver pela primeira vez acho que pode esperar um bom espetáculo de magia e para quem me conhece vai ser bom perceber o quanto evoluí desde a última apresentação», garantiu. «Este espetáculo junta os meus truques de criança, os que sempre me fascinaram, comédia, reflexão sobre o que é a magia e o que não é, muita interação com o público, que vai poder ver a magia nas próprias mãos, e várias surpresas, algumas com algum perigo e suspense».

Num futuro próximo, deseja conseguir levar o seu espetáculo a todo o país. «Em Portugal há cada vez mais e bons mágicos. Acho que a magia tem vindo a crescer e espero que continue, e já agora que eu consiga contribuir um bocadinho para isso», concluiu.