quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Estreias de cinema de 28 de Fevereiro de 2019


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Bucha e Estica

Oliver Hardy e Laurel (aqui interpretados pelos actores John C. Reilly e Steve Coogan), em Portugal mais conhecidos como Bucha e Estica, formam uma das mais carismáticas duplas de comédia de todos os tempos. Em 1953, numa tentativa de reavivar a popularidade de outrora, resolvem fazer uma digressão de "music hall" pelas várias salas de espectáculos da Grã-Bretanha, ainda a recuperar dos efeitos da Segunda Grande Guerra. Se, a princípio, o público se revela um pouco relutante em assistir aos seus espectáculos, depressa se rende aos seus irresistíveis "gags". Mas essa longa jornada terá um propósito ainda mais importante: sarar feridas antigas e ressentimentos acumulados durante várias décadas de amizade.
Uma comédia biográfica com argumento de Jeff Pope e realização de Jon S. Baird (“Lixo”) que se baseia nos últimos anos da dupla composta pelo inglês Oliver Hardy (1892-1957) e pelo norte-americano Stan Laurel (1890-1965), famosa no mundo inteiro desde os tempos do cinema mudo até à época de Ouro de Hollywood.


O Mistério da Ilha de Flannan

Três faroleiros chegam às ilhas de Flannan, a 20 milhas da costa escocesa, para render os colegas que ali estão há seis semanas. Ao chegarem, não vêem quaisquer sinais de vida. Algum tempo depois, durante uma tempestade, Donald, o mais jovem, encontra um corpo a boiar na água e um baú contendo barras de ouro. Entretanto, percebem que uma embarcação com dois homens a bordo atraca na praia. Terão eles as respostas para aquele mistério? 
Com Gerard Butler, Peter Mullan, Connor Swindells, Søren Malling e Ólafur Darri Ólafsson a dar vida às personagens, um "thriller" psicológico realizado pelo escocês Kristoffer Nyholm. O argumento, da autoria de Joe Bone e Celyn Jones, inspira-se numa história verídica acontecida nas ilhas em 1900, quando três faroleiros desaparecerem sem explicação. O mistério nunca foi resolvido.  


O Filme Lego 2

Cinco anos se passaram desde que o alegre e optimista bonequinho Emmet Brickowoski foi incumbido da importantíssima missão de salvar o mundo das mãos do terrível Lorde Negócios. Agora, os habitantes da cidade deparam-se com uma nova – e ainda mais aterradora – ameaça: invasores extraterrestres Lego Duplo® que deixam um rasto de destruição por onde passam. Quando Lucy, a sua melhor amiga, é raptada e levada para outra galáxia, Emmet vê-se forçado a arranjar uma nave para a salvar. Pelo caminho, vai fazer novos amigos que terão um papel importantíssimo na salvação de Lucy e do universo Lego tal como sempre o conhecemos.
Com realização de Mike Mitchell ("Gigolo Profissional", "Shrek Para Sempre", "Alvin e os Esquilos 3: Naufragados"), uma comédia de animação computadorizada com personagens inspiradas nas construções da marca Lego. Na versão original, as vozes pertencem a Chris Pratt, Elizabeth Banks, Will Arnett, Tiffany Haddish, Maya Rudolph, Will Ferrell e Channing Tatum. Já a versão dobrada em português conta com Jorge Corrula, Vera Kolodzig, Pedro Bargado, Mariama Barbosa, Nuno Markl, Mariama Barbosa, Ana Vieira e Vítor Norte, entre outros.