sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Para que serve a filosofia? – Um Manifesto


Para que serve a filosofia?, da autoria de Mary Midgley, uma das mais importantes filosofas do século XX, mostra-nos que a filosofia continua a ser absolutamente necessária nos dias que correm. 
O livro que já se encontra nas livrarias, procura responder a várias questões importantes: Porque devemos interessar-nos por filosofia? Será a filosofia um estudo pormenorizado como a metalurgia? Ou será parecida com a história, a literatura ou a religião: um saber que visa o bem pessoal e exerce influência na nossa vida? 
Mary Midgley procura uma resposta para estas questões importantes naquela que é a exposição mais completa das múltiplas formas assumidas pelas ansiedades e confusões intelectuais presentes e da maneira como podemos lidar com elas. Resulta uma defesa firme, mas não sectária, da filosofia e da vida da mente. Uma defesa posicionada sabiamente no contexto dos debates contemporâneos sobre ciência, religião e filosofia. 
A filosofia permite-nos descobrir as muitas formas de pensar que nos ajudam a explorar um mundo em constante mudança. Mas não pretende competir com as ciências, que hoje proporcionam a maioria das visões dominantes da realidade. Em vez disso, a filosofia revela as maneiras de pensar que melhor ligam as várias visões – incluindo as científicas – umas às outras e ao resto da vida.

Sobre a Autora

Mary Midgley (1919-2018) foi professora de Filosofia na Universidade de Newcastle entre 1962 e 1980. Figura cimeira da filosofia da moral do século XX, escreveu longamente sobre a natureza humana, a ciência, a ética, os animais e o ambiente. Entre as suas obras contam-se Beast and Man, Heart and Mind, Animals and Why They Matter, Are You an Illusion? e Wickedness.