quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

O Padrinho no CCB


O CCB continua o ciclo Belém Cinema, em parceria com a Midas Filmes, com a trilogia O Padrinho, dia 17 de Março, no Grande Auditório do CCB, num evento especial e único, com a projeção dos 3 filmes no mesmo dia, nas suas versões digitais restauradas, em DCP.

A trilogia de O Padrinho, de Francis Ford Coppola, é provavelmente um dos mais fascinantes marcos da história do cinema. Adaptando a obra homónima do escritor Mario Puzo, a saga de O Padrinho é uma extraordinária, apaixonante e desconcertante viagem ao mundo do crime organizado e da máfia siciliana na América do século XX, na qual a família Corleone é a protagonista. 

O primeiro filme da história (1972) retrata o domínio quase absoluto de Don Vito Corleone (Marlon Brando), o «padrinho» que controla a vida do crime em Nova Iorque. Quando este se recusa a participar no negócio do narcotráfico, sofre um atentado violento. Apesar de sobreviver, fica impossibilitado de gerir os negócios da família e o seu filho, Michael (Al Pacino), é chamado a restabelecer o domínio dos Corleone. A segunda parte de O Padrinho (1974) é simultaneamente uma prequela e uma sequela. Por um lado, revela a história do jovem Vito (Roberto De Niro) e o estabelecimento do seu império criminoso a partir de Little Italy, em Nova Iorque. Por outro lado, mostra a consolidação do poder de Michael Corleone (Al Pacino) no final dos anos 1950, dando continuação ao sucesso do seu pai. Por fim, o terceiro e último capítulo desta trilogia (1990) avança a narrativa cerca de duas décadas. Um envelhecido Michael, cheio de remorsos, tenta legitimar o seu império aos olhos da sociedade, mas envolve-se em negócios pouco claros com o banco do Vaticano.