quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Estreias de cinema de 14 de Fevereiro de 2019


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Alita: Anjo de Combate

Século XXVI. Depois de uma guerra sem precedentes que abalou o progresso científico e quase extinguiu a raça humana, a lei do mais forte predomina sobre todas as outras. Alita é uma jovem ciborgue que um dia é encontrada em pedaços pelo Dr. Dyson Ido, um cientista que a leva para o seu laboratório e lhe dá um novo corpo. Com uma enorme capacidade para as artes marciais e uma força e agilidade fora do comum, Alita usa o seu novo corpo de forma prodigiosa, transformando-se numa autêntica máquina letal. Apesar de acarinhada por todos, ela debate-se com um conflito interior que a impele a descobrir a toda a verdade sobre a sua origem.
Com produção de James Cameron e Jon Landau, e realização de Robert Rodriguez ("Planeta Terror", "Machete", "Sin City: Mulher Fatal"), um “thriller” futurista com actuações de Christoph Waltz, Jennifer Connelly, Mahershala Ali, Ed Skrein, Jackie Earle Haley e Keean Johnson. O argumento, escrito por Rodriguez, Cameron e Laeta Kalogridis, tem por base a famosa banda desenhada "Battle Angel Alita" criada, em 1990, pelo japonês Yukito Kishiro. 



Vice

Nascido em Lincoln (Nebraska, EUA), a 30 de Janeiro de 1941, Dick Cheney inicia-se na política na década de 1960. Começando como estagiário do congressista William A. Steiger, durante a administração de Richard Nixon, junta-se, pouco tempo depois, à equipa de Donald Rumsfeld, de quem se tornará muito próximo nas décadas seguintes. Entre os anos 1975 e 1977 serve como chefe de gabinete de Gerald Ford. Em 1989, é nomeado secretário da Defesa pelo então Presidente George H.W. Bush, cargo que vem ocupar até 1993. Em 2001, vai trabalhar para a outra administração Bush, desta vez assumindo o cargo de vice-presidente durante os anos de governação de George W. Bush. Nesta função, fica conhecido pelo seu papel determinante em importantes decisões relacionadas quer com a política interna, quer externa.
Um filme biográfico, escrito e realizado por Adam McKay ("O Repórter: A Lenda de Ron Burgundy", "Filhos e Enteados", "A Queda de Wall Street"), que se debruça sobre aquele que é ainda hoje considerado o mais poderoso vice-presidente da história dos EUA. Com Christian Bale no principal papel, "Vice" conta com Amy Adams, Steve Carell, Sam Rockwell, Tyler Perry, Alison Pill, Lily Rabe, Jesse Plemons e Justin Kirk a interpretar as personagens secundárias. Foi nomeado para oito Óscares, entre os quais Melhor Filme, Melhor Argumento Original, Melhor Actor Principal (Bale, que conquistou o Globo de Ouro na mesma categoria) e Melhor Actor Secundário (Rockwell).



Todos Sabem

A viver na Argentina há já vários anos, Laura regressa com o marido e os filhos à sua pequena aldeia espanhola para celebrar o casamento da irmã mais nova. Porém, o que se previa ser uma aprazível reunião familiar depressa se transforma numa tragédia quando a filha de Laura desaparece. As revelações decorrentes deste terrível evento serão muitas e vão mudar, irremediavelmente, as vidas de todos.
Filme de abertura da 71.ª edição do Festival de Cinema de Cannes, um "thriller" psicológico com assinatura do iraniano Asghar Farhadi, que conquistou a crítica internacional com "Uma Separação" (2011) e o "Vendedor" (2016), o primeiro vencedor do Urso de Ouro em Berlim e ambos premiados com o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. Falado inteiramente em castelhano, o filme conta com a participação dos hispanófonos Javier Bardem, Penélope Cruz, Ricardo Darín, Bárbara Lennie, Eduard Fernández, Ramón Barea e José Ángel Egido.