quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Ciclo Infantil na Culturgest



A Culturgest preparou um programa para crianças e família que inclui um espectáculo de dança da bailarina e coreógrafa Marina Nabais (de 13 a 17 de Novembro). Em Branco é resultado do seu trabalho com diversos públicos e formatos ao longo de um ano sobre a ideia de Noite. Numa cama-palco ocupada por duas bailarinas e pelo público, infância e idade adulta encontram-se e atravessam a noite, entre o sono e a vigília. O sensorial é trazido pela interactividade, pela proximidade do cenário e por sons familiares.



Nos dias 23 e 24 de Novembro, Caixa para Guardar o Vazio, de Fernanda Fragateiro é uma escultura mas também um acontecimento. Um lugar para explorar com o corpo e todos os sentidos numa experiência de descoberta, individual ou colectiva. A escultura que aparece como uma caixa fechada é activada pelos corpos de dois bailarinos, que dialogam entre si e com o público, através do movimento e da voz, levando todos a olhar, a dançar, a interpretar, a descobrir e a sentir. Da autoria da artista plástica Fernanda Fragateiro, a estrutura — em madeira, aço e espelho — foi construída especificamente para crianças. Desafia o público a descobrir o lugar do corpo no espaço através da multiplicidade de vistas e de gestos. A acompanhar esta performance há uma exposição que pode ser visitada de 9 de Novembro a 1 de Dezembro.

Há ainda uma Maratona de Leitura (14 de Dezembro) onde, ao longo de três horas, por toda a Culturgest vai ler-se em voz alta. Poesia, ficção, ensaio: literatura sem idade para todos os públicos. O público pode escolher só ouvir, mas também pode participar e ser um dos oradores da tarde, basta para isso inscrever-se antecipadamente e diversas oficinas de Natal.