quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Pedro Barateiro abre a 11ª edição do FUSO


A Viagem Invertida (Espelho) do artista português Pedro Barateiro abre a 11ª edição do FUSO - Anual de Videoarte Internacional de Lisboa, no dia 27 de Agosto, na Travessa da Ermida.

Esta obra, que consiste numa instalação de dois canais de vídeo HD, cor e som, parte de uma investigação sobre a extracção de lítio em Portugal e sobre o seu uso, quer na indústria tecnológica, quer na medicina, e por isso mesmo está intimamente ligado ao mote do festival deste ano, a sustentabilidade. O uso deste metal alcalino encontra-se em muitas indústrias, com grande presença na produção de baterias para carros, smartphones e outros dispositivos. É também um elemento químico utilizado no tratamento de algumas perturbações psicológicas como a bipolaridade. A Viagem Invertida (Espelho) é um comentário à condição contemporânea dos indivíduos e à sua falta de presença na sociedade.

Pedro Barateiro (n. 1979), que já expôs em espaços como Museu Colecção Berardo, Casa de Serralves – Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Museo de Arte Contemporánea de Vigo ou Pavilhão Branco do Museu da Cidade, apresentou no passado mês de abril uma variante desta obra com uma componente performativa, no âmbito da Bienal BoCA.


A Viagem Invertida (Espelho) inaugura no dia 27 de Agosto às 19h na Travessa da Ermida e pode ser visto até ao dia 1 de Setembro das 14h às 18h no mesmo local.

A 11ª edição do único festival de vídeo ao ar livre em Lisboa realiza-se ao longo de seis noites e além dos trabalhos dos artistas convidados Pedro Barateiro e Antoni Muntadas, o público pode ver sessões de videoarte programadas por curadores portugueses e internacionais, os seleccionados da Open Call e os vídeos dos alunos da Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual.

O FUSO 2019 é de entrada gratuita e realiza-se de 27 de Agosto a 1 de Setembro em vários espaços da cidade: Travessa da Ermida, Praça do Carvão Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT), Jardim do Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Jardim do Museu Nacional de Arte Antiga, Claustro do Museu Nacional de História Natural e da Ciência e Claustro do Museu da Marioneta.