sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Uma Floresta em Casa


Jørn Viumdal tem uma missão: transformar qualquer parede, em casa ou no escritório, numa parede viva de plantas. Apoiado em dados de investigação ambiental de universidades norte-americanas e norueguesas, bem como em três décadas de pesquisa da NASA e na experiência transformadora pela qual milhares de noruegueses passaram, o engenheiro mecânico publicou o bestseller internacional Uma Floresta em Casa, no qual revela o método Skogluft – o segredo norueguês para ter os benefícios extraordinários da natureza em espaços interiores e fechados.

Embora seja inegável que o contacto com o mundo natural traz vários benefícios emocionais, psicológicos e físicos, a maioria dos seres humanos passa grande parte do seu tempo entre quatro paredes, convivendo pouco com luz solar, vegetação, água e ar fresco. Com o intuito de combater esta tendência, Viumdal demonstra neste livro como cada pessoa pode ter uma seleção de plantas fáceis de encontrar e montar na sua casa ou no seu escritório, explicando também como dispô-las para maior benefício do organismo.

O fortalecimento do sistema imunitário, a redução da fadiga, uma maior calma e o aumento da concentração e eficiência são os resultados de trazer o habitat natural de volta ao quotidiano humano. Uma Floresta em Casa já se encontra à venda nas livrarias portuguesas.

Sobre o Autor

Jørn Viumdal é engenheiro mecânico. Depois de vários anos a trabalhar em projetos meramente técnicos, começou a sentir a necessidade de incorporar o orgânico no seu trabalho. Começou a colaborar com projetos ligados à implementação de pesquisa pioneira sobre os efeitos das plantas em ambientes de interior. Tem-se dedicado, desde então, à implementação de elementos naturais simples e praticamente autossustentáveis em lares, escolas, creches, aeroportos e escritórios. Tanto as plantas como os seres humanos se têm mostrado mais felizes pela interação.