quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Estreias de cinema de 22 de Agosto de 2019


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Variações

António Joaquim Rodrigues Ribeiro nasceu a 3 de Dezembro de 1944, numa pequena aldeia do concelho de Amares, distrito de Braga. Sendo um dos 12 filhos de um casal de camponeses, fez a escola primária e desde cedo se habituou a ajudar no campo. Com 12 anos partiu para Lisboa, onde trabalhou como aprendiz de balconista e caixeiro. Mais tarde cumpriu serviço militar em Angola e, em 1975, viajou por Londres e Amesterdão, onde se descobriu e aprendeu a profissão de barbeiro. Regressa a Lisboa em 1977, onde durante o dia trabalha como cabeleireiro, e à noite estuda e se dedica à música. Em 1981, participa no conhecido programa "O Passeio dos Alegres", de Júlio Isidro. A sua sonoridade diferente e o seu estilo inigualável fazem-se notar. Em 1982, edita o primeiro single, com os temas "Povo que lavas no rio", de Amália Rodrigues (a sua grande inspiração), e "Estou além". No ano seguinte, grava o LP "Anjo da Guarda", com dez faixas da sua autoria, onde se destacam os êxitos "É p'ra amanhã" e "O corpo é que paga". Um ano depois lança o seu segundo e último álbum, "Dar & Receber" com, entre outras, a sua inesquecível "Canção de engate". Variações morreu em Lisboa, a 13 de Junho de 1984, devido a uma broncopneumonia. Tinha 39 anos.
Projecto a que o realizador João Maia ("O Prego") se dedicou durante mais de 15 anos, este é um filme biográfico que segue os últimos anos de vida de António Variações, um dos mais aclamados e criativos cantautores em língua portuguesa, que abriu caminho e deixou marcas em várias gerações de artistas. Com Sérgio Praia como protagonista – que já antes tinha dado corpo ao mesmo personagem na peça de teatro "Variações de António", de Vicente Alves do Ó –, o elenco conta também com a participação de Victória Guerra, Lúcia Moniz, Miguel Raposo, Madalena Brandão, Augusto Madeira e Filipe Duarte.



Assalto ao Poder

Mike Banning, chefe de segurança de Allan Trumbull, Presidente dos EUA, vê a sua vida mudar drasticamente quando é acusado de conspirar contra a vida do homem que protege. Com o FBI e a sua própria agência no seu encalço, tem de encontrar uma forma de ilibar o seu nome e, ao mesmo tempo, salvar Trumbull de quem o pretende eliminar. Para isso, recorre à única pessoa em quem nesse momento pode confiar: o pai, um homem solitário e misantropo que há muito se afastou da civilização.
Um "thriller" de acção realizado por Ric Roman Waugh ("Snitch - Infiltrado", "Shot Caller - Sobreviver a Todo o Custo") e escrito por Ric Roman Waugh, Matt Cook e Robert Mark Kamen. Gerard Butler e Morgan Freeman voltam a encarnar as personagens que interpretaram "Assalto à Casa Branca" (2013) e "Assalto a Londres" (2016). Piper Perabo, Chris Browning, Danny Huston e Nick Nolte assumem os papéis secundários. 



O Último Amor de Casanova

Giacomo Girolamo Casanova nasceu em Veneza (Itália), em 1725. Célebre pela sua vida libertina, foi um sedutor e amante motivado por uma grande sede de aventura e de conhecimento. Passou grande parte da vida em viagens pela Europa, onde foi encontrando algumas das mais importantes personalidades do seu tempo, seja Mozart, Voltaire ou Rousseau. Em "O Último Amor de Casanova", a história decorre em Londres, onde o protagonista conhece Marianne de Charpillon, uma jovem e bela cortesã que, para sua surpresa, resiste aos seus encantos. A jovem propõe-lhe uma espécie de jogo: para a possuir, terá de se libertar do desejo que o consome e comportar-se como um noivo dedicado. Contudo, ao aceitar as regras dela, Casanova vai experienciar um desamparo que não esperava alguma vez sentir por alguém.
Com realização e argumento do veterano Benoît Jacquot ("Sade", "Adeus, Minha Rainha", "3 Corações", "Diário de Uma Criada de Quarto", "Eva"), um drama histórico protagonizado por Vincent Lindon e Stacy Martin.