segunda-feira, 19 de agosto de 2019

FIGaia 2019 aposta nas artes de palco e na dramaturgia


A terceira edição do FIGaia – Fórum Internacional de Gaia fará uma aposta especial nas artes de palco e na dramaturgia em português para, entre 11 e 22 de Setembro, trazer a Vila Nova de Gaia duas companhias de teatro de referência nacional: Palmilha Dentada e Teatro Praga.

A 13 de Setembro, pelas 21 horas, o Auditório Municipal de Gaia receberá a companhia Teatro Praga com “Antes”, uma peça assinada por Pedro Penim que se assume como um “atlas de melancolia”, numa digressão irónica e humorística sobre a relação de cada pessoa com o passado e o desdém pelo presente.

Com direção e dramaturgia de Ricardo Alves, o Teatro da Palmilha Dentada apresentará a 18 de Setembro, pelas 21 horas, uma produção criada especialmente para a 3.ª edição do FIGaia por encomenda e em estreia absoluta: “A Berbequim Coop.” versus “a Lavandaria Lda.” fará a exploração cómica dos temas que estruturam a programação do Fórum Internacional, numa peça que dramatiza temas essenciais para um mundo colaborativo e sustentável e uma história sobre os conflitos e as dificuldades que surgem dos processos de gestão dos recursos e das rotinas.

Ainda na programação de teatro, o público poderá assistir à peça “A grande guerra do Patoá” em exibição na Biblioteca Municipal, a 21 de Setembro, às 15 horas. Trata-se de um espetáculo de Jorge Louraço Figueira pensado para pais e filhos, que aborda as palavras que se dizem no Norte e não no resto do país, juntando teatro, música e cinema de animação para contar uma história sobre encontros e desencontros.

O Auditório Municipal de Gaia e a Biblioteca serão palco de várias sessões desenhadas para despertar consciências num programa dedicado à “Cooperação em Português” e que incidirá na projeção da cidade de Vila Nova de Gaia como ponto de encontro para uma reflexão consequente sobre os temas da contemporaneidade.