quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Estreias de cinema de 29 de Agosto de 2019


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



O Falcão Manteiga de Amendoim

Tudo começa quando Zak, um rapaz com síndrome de Down, decide fugir da casa de acolhimento onde vive e aventurar-se no mundo, determinado a inscrever-se numa escola profissional de "wrestling". É assim que conhece Tyler, um fora-da-lei de bom coração que o acolhe e quer ajudá-lo a concretizar o seu sonho. Com o passar dos dias, os dois tornam-se próximos. A sua cumplicidade vai conquistar Eleanor, uma jovem que, num impulso inesperado, larga tudo e para os acompanhar na aventura. É assim que os três se vão deixando levar pela vida e se vêem a fazer coisas que apenas os grandes amigos são capazes de fazer.
Com Shia LaBeouf, Dakota Johnson, John Hawkes, Bruce Dern e Zack Gottsagen nos papéis principais, uma comédia dramática sobre amizade e capacidade de superação, com argumento e realização dos estreantes Tyler Nilson e Michael Schwartz. 



47 Metros: Medo Profundo

Mia está no México, de visita a Grant, o pai, que se dedica a estudar uma cidade maia inundada pelas águas do mar. Apesar de um pouco contrariada por ser obrigada a conviver com a nova família do progenitor, Mia resolve tirar o máximo partido daqueles dias. É assim que ela e três amigas vão fazer mergulho em segredo na gruta subaquática onde Grant está a trabalhar. Ali, enquanto percorrem as ruínas de um templo, as raparigas vão deparar-se com um tubarão-branco, um dos mais perigosos predadores do reino animal. Com oxigénio suficiente para apenas mais uma hora, têm de tentar controlar o pânico e encontrar uma saída daquele labirinto de pedra, antes que seja demasiado tarde. 
Com Sophie Nélisse, Brianne Tju, Sistine Rose Stallone e Corinne Foxx (a primeira é filha de Sylvester Stallone; a segunda, de Jamie Foxx) nos papéis principais, um filme de terror realizado pelo britânico Johannes Roberts, segundo um argumento seu e do espanhol Ernest Riera – tal como acontecera no anterior "47 Metros de Terror" (2017). 



Blinded by the Light - O Poder da Música

Luton (Inglaterra), década de 1980. Javed, um jovem imigrante paquistanês, tenta adaptar-se à cultura de um país radicalmente diferente do seu, ao mesmo tempo que se esforça por respeitar e seguir as tradições da sua família. Um dia, um amigo mostra-lhe uma cassete com as músicas de Bruce Springsteen. Aquelas letras, que ecoam no mais profundo de si mesmo, vão transformá-lo. Com elas, vai aprender qual o seu lugar no mundo e perceber o que existe de comum entre si e os que o rodeiam. Mas o pai, um homem com resistência à mudança, vai ter dificuldades em aceitar as suas escolhas.
Com assinatura da realizadora inglesa de origem indiana Gurinder Chadha ("Joga Como Beckham", "A Noiva Indecisa", "Adeus Índia"), um filme que transpõe para o grande ecrã o livro de memórias do jornalista Sarfraz Manzoor que, ao lado da realizadora e de Mayeda Berges, também se responsabiliza pelo argumento. Estreado no Festival de Cinema de Sundance (EUA), conta com Viveik Kalra, Hayley Atwell, Rob Brydon, Kulvinder Ghir e Nell Williams nos papéis principais. "Blinded by the light", o título do filme, é também o nome de uma música escrita por  Bruce Springsteen, que faz parte do álbum "Greetings from Asbury Park, N.J.", editado em 1973.