sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Maia Jardim recebe “Contra-Cara: 25 anos, 25 rostos”


O Centro Comercial Maia Jardim recebe, até ao dia 30 de Agosto, uma nova exposição intitulada “Contra-Cara: 25 anos, 25 rostos”, promovida pela Biblioteca Municipal da Maia. 

O objectivo da mostra é criar um encontro entre o livro e a fotografia num panorama distinto, contando com 25 livros e 25 fotografias, que remetem para os 25 anos da Biblioteca. A exposição dará a conhecer os rostos dos trabalhadores que diariamente estão presentes no local, apresentando aos visitantes os inúmeros livros que constituem a biblioteca.  

A livraria Mollat, em França, serviu de inspiração para a exposição “Contra-Cara: 25 anos, 25 rostos”. Através de publicações nas suas redes sociais, a livraria obteve uma grande interacção aquando a partilha de imagens de trabalhadores a fundirem-se com as capas de livros, enquanto protagonistas. 

Com entrada gratuita a exposição estará patente de segunda-feira a quinta-feira, bem como aos domingos e feriados, das 08h00 às 23h00. Por sua vez, os visitantes poderão visitar a mostra nas sextas, sábados e vésperas de feriados, das 08h00 às 24h00.  

Com uma forte aposta na promoção da cultura a nível local, o Maia Jardim organiza eventos capazes de oferecer aos seus visitantes experiências únicas, com valor acrescentado. Neste caso, a galeria apresenta uma exposição fotográfica, na qual os protagonistas são os próprios funcionários da Biblioteca, por forma a dar a conhecer a história do espaço aos visitantes do Maia Jardim.  

UMA BIBLIOTECA REPLETA DE MEMÓRIAS 

Aberta ao público desde 1994, a Biblioteca Municipal da Maia detinha como colecção os acervos dos jornais “O Primeiro de Janeiro” e “O Comércio do Porto”. Este acervo, apesar de importante, tornou-se cada vez menos relevante ao longo dos anos, tendo vindo a ser actualizado frequentemente.  

Ao longo destes 25 anos, foram criados novos serviços e valências no local, nomeadamente o livre acesso aos documentos, a evolução do catálogo manual para digital, o reforço do apoio às Bibliotecas Escolares do concelho e a aposta na formação de públicos, através da criação e manutenção de ciclos de actividades dirigidas aos mais novos.

A Biblioteca Municipal empenha-se em apresentar anualmente uma programação cultural vasta, diversificada e enriquecedora, que a par da evolução da qualidade e quantidade dos serviços presenciais, vai ao encontro das expectativas da comunidade que serve. 

Apesar da inspiração externa à organização, toda a produção da exposição está a cargo da Biblioteca Municipal da Maia, que durante uns dias transformou os seus trabalhadores em fotógrafos e modelos com um único propósito:  serem o ponto de encontro entre a leitura a fotografia e a história de um local repleto de memórias.