quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Porto Editora anuncia autores convidados 90.ª Feira do Livro de Lisboa


Aproxima-se a 90.ª Feira do Livro de Lisboa e ultimam-se os preparativos para que, dentro das circunstâncias, haja boas razões para os leitores participarem no maior evento dedicado ao livro, com a maior segurança.

A agenda do Espaço Porto Editora | Bertrand Editora ainda não está fechada, mas pode-se avançar desde já a realização de sessões de autógrafos com autores como Ágata Roquette, Eduardo Madeira, Gustavo Santos, Jacinto Lucas Pires, José Eduardo Agualusa, José Luís Peixoto, Louise Fannon, Mário de Carvalho, Miguel Sousa Tavares, Paulo Azevedo, Richard Zimler ou Rui Zink.

As sessões de autógrafos decorrerão sob regras claras de prevenção de contágios pela COVID-19, nomeadamente o distanciamento físico obrigatório entre leitor e escritor, o uso de máscara, o número limitado de pessoas na fila de autógrafos e a impossibilidade de autografar livros não adquiridos no respectivo dia.

O enorme cuidado em relação a estas regras está a determinar o agendamento de eventos, que será divulgado, na sua versão definitiva, nas vésperas da Feira. Por exemplo, os workshops, sessões de lançamentos e tertúlias que vierem a acontecer decorrerão no auditório da APEL, com limitação de presenças na plateia. Assim, a aposta dos Grupos Porto Editora e BertrandCírculo passará, também, pela organização de uma agenda de eventos online como parte integrante da programação, de que são exemplo o lançamento do novo livro James Rollins, com a presença do autor, e os showcookings de Gabriela Oliveira e de Rita Nascimento.

Alterações no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora

Doseadores de gel desinfectante, higienização constante, sinalética dedicada: são várias as medidas tomadas para a prevenção e sensibilização em relação à COVID-19. O objectivo é proporcionar as melhores condições para que os visitantes possam usufruir, com comodidade e segurança, dos muitos milhares de livros que estarão nos 29 pavilhões que compõem o Espaço Porto Editora | Bertrand Editora, reunindo 19 chancelas.

Outra das medidas tomadas é, também, a libertação parcial do eixo central para uma melhor circulação do público, respeitando o distanciamento físico. Nesta edição, o eixo central será ocupado apenas por duas tendas para as sessões de autógrafos, não existindo o tradicional espaço infantil. Nos topos, estarão colocadas as tendas para o pagamento, com as caixas mais afastadas e sinalização para ajudar a manter a distância de segurança.

Toda a informação relativa ao Espaço Porto Editora | Bertrand Editora na Feira do Livro de Lisboa 2020 estará disponível em www.autoresquenosunem.pt .