quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Vida de Lazarinho de Tormes e de suas venturas e desventuras



De autor anónimo, Vida de Lazarinho de Tormes e de suas venturas e desventuras está escrita na primeira pessoa, como uma única e longa carta  

 Lazarillo de Tormes — no título original em espanhol — é considerada a obra precursora do romance picaresco. Escrita em estilo epistolar, a sua edição conhecida mais antiga data de 1554. Relata de um modo autobiográfico a vida de Lázaro de Tormes, desde o seu nascimento, passando pela sua miserável infância, até à idade adulta.

Na nota de José Bento, também responsável pela tradução de Vida de Lazarinho de Tormes e de suas venturas e desventuras, podemos ler: «O Lazarillo de Tormes é o primeiro grande romance escrito e publicado em Espanha. O espírito anticlerical, a crítica aguda dos grandes senhores (seculares e eclesiásticos) são já traves de construções anteriores. Mas isto não é suficiente para que esta não seja assinalável: há nele um conjunto de qualidades que ultrapassa em muito essa medida, e aí reside a sua grandeza e um encanto muitas vezes comovedor.»

«Considero que coisas tão notáveis e porventura nunca ouvidas nem vistas devem ser sabidas por muitos, não sendo enterradas na sepultura do esquecimento, pois poderia suceder que alguém que as leia ache alguma coisa que lhes agrade, e, aos que não chegarem a tanto, os delicie.»
[Do Prólogo]

PVP: 8,80€