quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Yusuf/Cat Stevens lança nova versão de “On The Road To Find Out”

 

Yusuf/Cat Stevens acaba de lançar “On The Road To Find Out”, novamente gravada e recriada para o projecto “Tea for the Tillerman 2”, disco que será editado no dia 18 de Setembro, a propósito do 50.º aniversário do marcante álbum, que definiu uma geração.

Inspirado por uma viagem de autodescoberta e transformação pessoal, o novo arranjo revela um tom reflexivo mais profundo e contrasta de forma absoluta com a gravação folk acústica de 1970. Enquanto um groove hipnótico se desenrola, Yusuf explora as influências R&B do deserto africano, enquanto riffs de guitarra emocionantes e o órgão Hammond passam como uma caravana numa paisagem sonora ampla e aberta.

“On The Road To Find Out” foi escrita após a luta contra a tuberculose e o longo período de recuperação que manteve Cat Stevens afastado do olhar público e profissional. Na vida privada, no entanto, o músico fazia experiências com meditação e técnicas de reflexão pessoal durante este período de evolução espiritual. A literatura que então lia - nomeadamente “The Secret Path”, de Paul Brunton - despertou a sua paixão pela aprendizagem.

Juntamente com o desenvolvimento da sua consciência interior, a transformação de Cat levou a uma reformulação da sua direcção musical, que se revelou no som acústico despojado dos dois álbuns inovadores que se seguiram: “Mona Bone Jakon” e “Tea for the Tillerman”.

Também é lançado hoje o vídeo que resulta de uma colaboração desafiante entre Yusuf e as realizadoras Kimberly Stuckwisch (Billie Eilish, Thundercat, MØ) e Melora Donoghue da Invisible Inc.

O vídeo de "On The Road To Find Out" é uma alegoria da viagem de autodescoberta da humanidade e dos acontecimentos históricos, artísticos e musicais que influenciaram a vida e a cultura. Através do vídeo, acompanhamos um homem puxando um pedregulho que vai aumentado de tamanho à medida que vai representando estas influências. É uma história sobre a nossa capacidade de nos libertarmos destes fardos e sobre a nossa vontade de encontrar paz interior.

Mantendo a abordagem ecologicamente consciente do recente vídeo, “Where Do The Children Play?”, a produção de “On The Road To Find Out” usou luz totalmente natural, sem geradores ou eletricidade, e objectos reciclados que foram doados. Veja aqui.

“On The Road To Find Out”é o segundo tema retirado do disco “Tea for the Tillerman 2”, depois de “Where Do The Children Play?”, imortalizado num poderoso vídeo de animação em stop motion criado por Chris Hopewell e pela Black Dog Films.

O conceito de “Tea for the Tillerman 2” resultou de uma conversa entre Yusuf e o seu filho de como se devia celebrar o 50.º aniversário do álbum. Isto deu origem à ideia de se recriar e regravar as canções e os resultados falam por si. Paul Samwell-Smith foi contactado e foi logo reservada uma semana no La Fabrique Studio, no sul de França, durante o verão de 2019, próximo de St. Remi, onde Van Gogh pintou algumas das suas obras mais célebres.

A maioria das 11 canções foi escrita por um jovem Cat Stevens de 22 anos, quando se movia pelo Soho, no final dos anos 1960, mas agora estes temas são cantados e tocados depois de uma vida de introspecção, crescimento e em que o músico desenvolveu novas perspectivas sobre a vida. Vistas como algumas das melhores canções da sua época, ou de qualquer outra era, estas canções mantêm, novamente, os seus próprios méritos, enquanto reflectem uma nova luz sobre as gravações originais, ampliando a sua relevância e colocando-as no vocabulário das grandes composições.

Cinquenta anos depois, as canções de “T4TT²” são tão prementes como sempre o foram. O álbum fala de novo sobre a preocupação pelo mundo e aborda alguns dos nossos relacionamentos mais profundos, sustentados por um desejo de união espiritual num mundo materialista imprevisível e cada vez mais dividido. A vida e a carreira de Yusuf / Cat Stevens viram-no seguir um caminho sem limites e, no entanto, a humanidade central da sua mensagem permaneceu consistente, irradiando um acompanhamento musical caloroso e reconfortante à busca de paz e compreensão entre os povos e em harmonia com a natureza. Estes valores sentem-se não só através da música de Yusuf, mas também podem ser vistos nos seus esforços altruístas, como é o caso do projecto Peace Train.