segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Quinta das Lágrimas recebe um concerto de homenagem a Bernardo Sassetti



No ano em que se assinalariam os 50 anos de vida do compositor e pianista Bernardo Sassetti, o Anfiteatro Colina de Camões, nos Jardins da Quinta das Lágrimas, recebe um concerto em sua homenagem, no sábado, dia 5 de Setembro. Para todas as reservas feitas para esse fim-de-semana, o Hotel Quinta das Lágrimas, parceiro da iniciativa, oferece 2 bilhetes para os seus hóspedes assistirem a este momento único.

As entradas oferecidas pela unidade cinco estrelas são válidas para todas as reservas feitas para as noites de 4 e 5 de Setembro (sexta-feira e sábado), que desta forma garantem a presença num evento exclusivo e que promete um fim-de-tarde inesquecível.

Organizado pela Associação Cultural Quebra Costas e Fundação Inês de Castro, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, o concerto ao ar livre realiza-se pelas 18h30 no Anfiteatro Colina de Camões, espaço inaugurado em 2008 precisamente num dueto para dois pianos de Bernardo Sassetti com Mário Laginha do qual resultou a suite "Lágrimas".

Este concerto ao ar livre que pretende homenagear o compositor e pianista que marcou para sempre a música portuguesa, viajando muito para além do Jazz de onde partiu, e deixando um espólio verdadeiramente único e belo que valerá sempre a pena revisitar, contará com a participação de grandes amigos de Sassetti que com ele tocaram e partilharam o palco. É o caso do Trio Paulo Bandeira, formado pelo baterista Paulo Bandeira, João Paulo Esteves da Silva (piano) e Bernardo Moreira (contrabaixo) aos quais se juntam dois convidados especiais: o fadista Camané e João Moreira, um dos melhores trompetistas nacionais.

Numa fusão entre Fado e Jazz, serão interpretados alguns dos temas que Camané cantou com Bernardo Sassetti, mas também temas originais do Trio Paulo Bandeira e de outros compositores, num repertório jazzístico, mas com raízes e estéticas europeias.

O concerto, que faria parte integrante, em simultâneo, do programa da 12.ª edição do Festival das Artes e do Festival QuebraJazz 2020, foi escolhido para, simbolicamente, manter viva a música tão abruptamente suspensa pela pandemia. Um acontecimento único e emotivo, num espaço ao ar livre que permite ao público desfrutar com toda a segurança, sob o céu de Coimbra.

Este concerto é apoiado pelo Hotel Quinta das Lágrimas e pela Casa Bernardo Sassetti.