terça-feira, 24 de novembro de 2020

Crónica de Saúde - Joana Franco

Para efetuar o Diagnóstico de Depressão, existem dois componentes essenciais.

Avaliação de um médico

Exames para identificar doenças que podem causar a depressão

Em geral, é possível que o médico diagnostique uma depressão a partir, apenas, dos sintomas. Os médicos utilizam listas específicas de sintomas (critérios) para diagnosticar os diferentes tipos de transtornos depressivos. Para ajudar a diferenciar entre a depressão e alterações comuns do humor, o médico determina se os sintomas causam angústia significativa ou prejudicam a capacidade da pessoa desempenhar as suas atividades habituais. Antecedentes de depressão ou histórico familiar de depressão contribuem para confirmar o diagnóstico.

Na depressão, é frequente a pessoa manifestar preocupação excessiva, ataques de pânico e obsessão, sintomas que podem levar o médico a pensar erradamente que a pessoa tem um transtorno de ansiedade.

Em idosos, pode ser difícil detetar depressão, como uma doença independente, sobretudo em pessoas que não trabalham ou que têm pouca interação social. Além disso, a depressão pode ser confundida com demência, porque pode causar sintomas semelhantes, como confusão e dificuldade de concentração e de demonstrar pensamento claro e objetivo. No entanto, quando esses sintomas são causados por depressão, eles desaparecem quando a depressão é tratada. Quando a demência é a causa, eles prolongam-se no tempo.

Questionários padrão são utilizados para ajudar a identificar a depressão como uma doença e a determinar a sua gravidade, mas não podem ser usados isoladamente para diagnosticar a depressão. Dois exemplos desses questionários são a Escala de Avaliação da Depressão de Hamilton, em que um entrevistador faz as questões em voz alta, e o Inventário da Depressão de Beck, que consiste  num questionário autoadministrado. Por sua vez, o questionário da Escala de Depressão Geriátrica é aplicado aos idosos. O médico também pergunta à pessoa se ela tem qualquer pensamento ou plano de causar lesões a si mesma. Esses pensamentos indicam que a depressão é extremamente grave.

Não existe nenhum exame individual que consiga confirmar a depressão como um diagnóstico. No entanto, exames laboratoriais podem ajudar o médico a determinar se a depressão é causada por uma doença hormonal ou outro distúrbio físico. Por exemplo, geralmente são feitos exames de sangue para detetar uma doença da tiróide ou uma deficiência de vitaminas. É possível que sejam feitos exames para detetar o abuso de drogas.

Um exame neurológico completo é feito para possibilitar a deteção da doença de Parkinson, que causa alguns dos mesmos sintomas.

No caso de pessoas com distúrbios do sono graves, talvez seja necessário fazer exames (polissonografia) para diferenciar ou relacionar os distúrbios do sono e a depressão.

Para a semana iremos abordar o tratamento em casos de depressão.

Até para a semana. Cuidem sempre da vossa saúde. Da vossa e da dos que os rodeiam. Procure ajuda especializada quando necessário, sem preconceito. Uma boa semana para todos.


Apresentação Joana Franco

Chamo-me Joana Franco, tenho 32 anos, e sou natural de Geraldes, aldeia pertencente ao Concelho de Peniche.

Enfermeira de Profissão, terminei o Curso de Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil, em Lisboa, no ano de 2010.

Nos anos mais recentes abracei desafios noutros países, nomeadamente Dubai onde fiz parte um projecto na área de Turismo, e em Inglaterra, onde trabalhei como Enfermeira em “Nursing Homes”, a cuidar de Pessoas com Demência.

Em Portugal, demonstrei o meu trabalho como Enfermeira no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Hospital Júlio de Matos e, actualmente, trabalho na Clínica Psiquiátrica de Lisboa, em Telheiras.

Sou uma pessoa que aceita novas aventuras e, como tal, aceitei o convite de escrever para o Blog ‘Cultura e não Só’, em que apresento novos pontos de vista e dicas para tornar melhor a saúde do leitor.