sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Engenharia Letal no Odisseias

Uma história de 10 000 anos como construtores deveria ser suficiente para nos considerarmos peritos em engenharia. Contudo, continuam a surgir erros de construção que terminam em desastre. Desde os mais extraordinários aos mais ridículos, esta série descobre os grandes fracassos da engenharia, como uma ponte recém-inaugurada que desmorona sem aviso prévio, a perfuração de um poço de petróleo que desencadeou o maior remoinho jamais visto nos Estados Unidos, um arranha-céus que cospe pedaços de mármore, no centro de Chicago, ou um gasoduto que fez tremer o sul de Espanha. Com acesso a todas as fases do projeto e um grande elenco de peritos, analisamos alguns destes grandes fracassos de engenharia, por que não foram detetados a tempo e qual poderia ser a solução do problema.

Episódio 1 Segunda-feira 7 de dezembro, 22h30

No centro de Chicago, um dos arranha-céus mais altos do mundo ameaça deixar cair pedaços de mármore sobre os transeuntes. Além disso, analisaremos uma demolição na Dinamarca que surpreende o mundo inteiro, uma tragédia que atinge uma das pontes mais antigas de Vancouver, e uma falha estrutural que tem consequências devastadoras, num dos troços de caminhos-de-ferro mais perigosos dos Estados Unidos.

Episódio 2 Segunda-feira 7 de dezembro, 23h20

Nos Países Baixos, a queda de uma grua de construção paralisa uma cidade inteira. Além disso, veremos um erro estrutural que ameaça uma icónica ponte de São Francisco, um enorme remoinho que engole inteira uma plataforma petrolífera, num lago do Luisiana e a tragédia faz-se sentir quando um bloco de apartamentos cai, numa praia da Florida.

Episódio 3 Segunda-feira 14 de dezembro, 22h30

Em Miami, uma ponte de última geração desmorona como um castelo de cartas durante a sua construção. Além disso, analisaremos por que ruiu um arranha-céus no centro de Boston, um cruzamento que esconde uma falha de projeção letal, no Alabama, e um projeto espanhol de energia que surpreende o mundo inteiro.

Episódio 4 Segunda-feira 14 de dezembro, 23h20

Uma embarcação descontrolada desencadeia uma tragédia, num dos locais mais emblemáticos da Florida. Além disso, veremos o desabar do teto inovador de uma sala de congressos na Alemanha, uma ponte pioneira que gera controvérsia no centro de Copenhaga e, na Califórnia, um acidente revela um erro estrutural nas represas de todo o país.

Episódio 5 Segunda-feira 21 de dezembro, 22h30

Na Florida, um buraco enorme engole casas, carros e barcos de uma urbanização de luxo, num piscar de olhos. Além disso, analisaremos o desabamento de um viaduto durante o terremoto de São Francisco de 1989, a queda de uma ponte suspensa, no estado de Washington e o colapso de um estacionamento moderno, no aeroporto de Eindhoven, nos Países Baixos.

Episódio 6 Segunda-feira 21 de dezembro, 23h20

No Milwaukee, a colocação de um teto retrátil num estádio de basebol acaba em tragédia, quando as gruas não conseguem suportar o peso da estrutura. Além disso, analisaremos porque é que uma ponte suspensa colapsou durante uma grande tempestade, no estado de Washington, o colapso da cobertura de um pavilhão, devido ao peso da neve e a trágica rotura de uma represa, no País de Gales.