quarta-feira, 18 de novembro de 2020

You’ve Got Mail: livro de Pedro Miguel Martins

You’ve Got Mail – reflexões sobre design, criatividade, carreira e negócios não é uma historiografia sobre o email, um manual sobre a melhor forma de utilizar este meio de comunicação, nem uma espécie de apologética. Ele existe porque há três anos o autor decidiu começar a escrever um texto semanal e enviá-lo para um conjunto de pessoas. No princípio foram apenas os seus contactos, mas hoje a lista é composta maioritariamente por pessoas que não conhece.

Embora os temas dos textos sejam de índole profissional, o ponto de vista é sempre pessoal! Isto é: procura não falar no geral sobre Criatividade e Design, por exemplo, mas daquilo que aprendeu e continua a aprender sobre essas disciplinas. A mesma coisa sobre os outros temas que aborda no livro: são resultado das suas experiências e reflexões próprias. Os leitores notarão com a leitura alguma evolução ou profundidade de pensamento.

Os textos seleccionados, pouco mais de cinco dezenas, foram editados e corrigidos, e estão organizados em três grandes temas: Criatividade e Design; Carreira profissional e Freelancing; Negócios e Empreendedorismo. A ordem não é cronológica, mas tem que ver com a forma como os temas vão fluindo ao longo da leitura.


Este livro foi publicado a pensar:

No profissional que desenvolve actividade em áreas criativas, de inovação e resolução de problemas — experiente ou em início de carreira.

No empreendedor ou gestor de negócio que pretende inovar.

No freelancer que deseja valorizar a prestação de serviços.