quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Stephen Hawking faz-nos uma visita guiada à história dos buracos negros



«Diz-se que, às vezes, a realidade é mais estranha do que a ficção, e em nenhuma área isso é mais verdadeiro do que em relação aos buracos negros. Os buracos negros são mais estranhos do que tudo o que foi alguma vez imaginado pelos escritores de ficção científica.» O professor Stephen Hawking é considerado um dos mais brilhantes físicos teóricos desde Einstein, e dedicou muito do seu trabalho a estudar esse mistério do Universo que são os buracos negros. Em 2016 foi o convidado das Palestras Reith, da BBC, que podem ser agora lidas no livro que já se encontra à venda nas livrarias nacionais.

Com prefácio de Vítor Cardoso – professor de Física e investigador no Instituto Superior Técnico, onde lidera o grupo de Gravidade do CENTRA – e introdução e anotações do editor de ciência da BBC, David Shukman, Buracos Negros: As Palestras Reith da BBC é um pequeno mas brilhante livro, uma introdução breve e acessível a todos ao fenómeno dos buracos negros e ao trabalho central de Stephen Hawking.

Hawking faz-nos uma visita guiada à história dos buracos negros, explicando os complexos paradoxos que os tornam tão intrigantes, assim como os difíceis desafios que estes colocam para a compreensão das leis universais. Para o professor, quanto mais perto estivermos de entender os buracos negros e o modo como desafiam as nossas noções de tempo e espaço, mais perto estaremos de desvendar os segredos do Universo. Escritas com simplicidade e o característico sentido de humor de Hawking, e acompanhadas de pertinentes anotações e divertidas ilustrações, estas palestras estão repletas de informações sobre buracos negros, a sua história e as várias teorias sobre a sua formação.

Do prefácio de Vítor Cardoso: «Stephen Hawking foi um modelo de cientista e de divulgador de ciência. Nestas palestras magistrais, ele mostra-nos porquê, explicando-nos as propriedades mais extraordinárias dos buracos negros, da gravidade e do nosso lugar no Universo. Era uma vez um homem que construía Universos.»

Sobre os Autores 

Stephen Hawking é considerado um dos mais brilhantes físicos teóricos desde Einstein. Em 1963, com vinte e um anos de idade e ainda estudante de mestrado na Universidade de Cambridge, foi-lhe diagnosticada esclerose lateral amiotrófica, e os médicos deram-lhe dois anos de vida. No entanto, ele continuou o seu trabalho e tornou-se um investigador brilhante e professor no Gonville and Caius College, tendo posteriormente sido detentor do cargo de professor lucasiano de Matemática e Física Teórica — o cargo detido por Isaac Newton em 1663 —, que exerceu durante trinta anos. À data da emissão destas palestras, o professor Hawking era diretor de Investigação no Centro de Cosmologia Teórica na Universidade de Cambridge. Deteve mais de uma dúzia de títulos honorários e, em 1989, recebeu a condecoração Companion of Honour. Era membro da Royal Society e da Academia Nacional de Ciências dos EUA. O professor Hawking é autor de Uma Breve História do Tempo, um bestseller internacional, entre outros livros para o grande público. Faleceu a 14 de março de 2018, em Cambridge, onde residia. 

David Shukman é editor científico da BBC News e faz reportagens sobre temas científicos e ambientais desde 2003. Estas cobrem desde o lançamento do último vaivém espacial americano às descobertas do Large Hadron Collider. David é contribuidor regular do programa News at Ten da BBC e autor de três livros. 

Vítor Cardoso é professor de Física e investigador no Instituto Superior Técnico, onde lidera o grupo de Gravidade do CENTRA (Center for Astrophysics and Gravitation). É professor convidado na Universidade Waseda, em Tóquio. É coautor de um livro e de mais de 200 artigos científicos. A sua investigação foi reconhecida pelo European Research Council com duas das suas prestigiadas bolsas de investigação. Recebeu a Ordem de Sant’Iago da Espada, atribuída pelo Presidente da República Portuguesa, pelos seus contributos científicos. É o atual presidente do GWverse, um consórcio internacional que inclui mais de trinta países e centenas de cientistas e que tem como propósito estudar buracos negros, ondas gravitacionais e física fundamental. É membro-fundador da Sociedade Portuguesa de Relatividade e Gravitação.