segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Fake chega ao D. Maria II a 3 de dezembro



Depois da estreia no Centro Cultural do Cartaxo, no âmbito da Rede Eunice Ageas, Fake chega agora ao Teatro Nacional D. Maria II. A mais recente criação da companhia Formiga Atómica, vai estar em cena na Sala Garrett do D. Maria II de 3 a 20 de dezembro.

Partindo do tema das fake news, da fabricação da verdade, das tensões entre verdade e mentira, informação e desinformação, crenças individuais, coletivas e da nossa propensão para acreditarmos nos preconceitos que carregamos, Fake pretende levar-nos a questionar o que acontece quando o teatro invade a realidade.

Com texto de Inês Barahona e Miguel Fragata e encenação de Miguel Fragata, este espetáculo gravita em torno da figura de Norma B., uma famosa escritora de romances policiais que é acusada da morte misteriosa do seu próprio marido, depois de ter publicado o livro Como Assassinar o seu Marido. Um espetáculo onde o Teatro dialoga com o Cinema, numa tentativa de destrinçar a verdade da mentira, num constante close-up da realidade.

Fake conta com Anabela Almeida, Carla Galvão, Duarte Guimarães, João Nunes Monteiro e Beatriz Batarda, Isabel Abreu ou Sandra Faleiro no elenco, e ainda com a participação em vídeo de Beatriz Batarda, Cirila Bossuet, Isabel Abreu, Madalena Almeida, Márcia Breia, Sandra Faleiro, Sílvia Filipe e Teresa Madruga.

O espetáculo estreou no Centro Cultural do Cartaxo a 17 de outubro e iniciou depois uma digressão pelo país, no âmbito da Rede Eunice Ageas, projeto de difusão de espetáculos produzidos e coproduzidos pelo D. Maria II. Chega agora à Sala Garrett do D. Maria II, onde estará em cena de 3 a 20 de dezembro.