terça-feira, 17 de novembro de 2020

Crónica de Saúde - Joana Franco

Esta semana iremos terminar a abordagem à diferente sintomatologia que pode estar associada à Depressão.

Pensamentos de morte são um dos sintomas mais graves da depressão. Muitas pessoas deprimidas querem morrer ou sentem que, pela diminuição da sua auto-estima, merecem morrer. No limite, quando a sintomatologia não é tratada nem a pessoa acompanhada medicamente, e se chegam a sintomas destes, muito graves, existem pessoas que acabam por cometer suicídio.

Uma ameaça de suicídio é uma emergência. Quando a pessoa ameaça pôr termo à sua vida, é muito provável que a equipa médica pense haver necessidade de internamento. para que possa cumprir o tratamento, atenuar ou extinguir sintomas e reduzir o risco de suicídio. O risco é especialmente grande nas seguintes situações:

Quando a depressão não é tratada ou não é tratada adequadamente;

Quando o tratamento inicia (quando a pessoa se torna mais ativa mental e fisicamente, mas o seu humor ainda é depressivo);

Quando existem datas especiais e difíceis de ultrapassar;

Quando existem estados de humor que se alternam entre a depressão e a mania (transtorno bipolar, maioritariamente);

Quando a pessoa apresenta hum:r ansioso;

Quando existe consumo excessivo de álcool ou drogas recreativas ou ilícitas;

Nas semanas ou meses após uma pessoa ter cometido uma tentativa de suicídio, especialmente, se foi levado a cabo através de um método mais violento.


Abuso de substâncias – relação com a Depressão:

A pessoa com depressão tem mais propensão de abuso de álcool ou de outras drogas para tentar dormir ou para se sentir menos ansiosa. Contudo, a depressão pode dar origem ao alcoolismo e ao abuso de drogas com menos frequência do que anteriormente. Mais frequentemente existe o abuso de tabaco ou o descuido com a imagem e a saúde do próprio, associado à Depressão. Por isso, há um aumento do risco de desenvolvimento ou agravamento de outras doenças como, por exemplo, a doença pulmonar obstrutiva crónica.


Outros sintomas da depressão

A depressão pode diminuir a capacidade de o sistema imunológico responder a corpos estranhos ou nocivos, como microorganismos ou células cancerígenas. Assim, a pessoa com depressão pode ter mais probabilidade de desenvolver infecções.

A depressão aumenta o risco de apresentar problemas do coração e dos vasos sanguíneos (como, por exemplo, ataques cardíacos) e AVC. O motivo poderá ser explicado pelo facto de  a depressão causar algumas alterações físicas que aumentam este risco. Por exemplo, o corpo produz uma quantidade maior de substâncias que causam a coagulação do sangue (fatores de coagulação) e ocorre a diminuição da capacidade do coração de mudar a frequência dos batimentos cardíacos em resposta a diferentes situações.

Vamos continuar a abordar este tema nas próximas semanas, que é tão atual e que causa tantas dúvidas, nomeadamente acerca de Diagnóstico e Tratamento.

Até para a semana. Cuidem sempre da vossa saúde. Da vossa e da dos que os rodeiam. Procure ajuda especializada quando necessário, sem preconceito. Uma boa semana para todos.


Apresentação Joana Franco

Chamo-me Joana Franco, tenho 32 anos, e sou natural de Geraldes, aldeia pertencente ao Concelho de Peniche.

Enfermeira de Profissão, terminei o Curso de Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil, em Lisboa, no ano de 2010.

Nos anos mais recentes abracei desafios noutros países, nomeadamente Dubai onde fiz parte um projecto na área de Turismo, e em Inglaterra, onde trabalhei como Enfermeira em “Nursing Homes”, a cuidar de Pessoas com Demência.

Em Portugal, demonstrei o meu trabalho como Enfermeira no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Hospital Júlio de Matos e, actualmente, trabalho na Clínica Psiquiátrica de Lisboa, em Telheiras.

Sou uma pessoa que aceita novas aventuras e, como tal, aceitei o convite de escrever para o Blog ‘Cultura e não Só’, em que apresento novos pontos de vista e dicas para tornar melhor a saúde do leitor.