sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Bicentenário da primeira Constituição Portuguesa comemorado no Museu do Oriente



Para assinalar o bicentenário da aprovação da primeira Constituição Portuguesa, o Museu do Oriente organiza no dia 20 de Dezembro, às 19.30 horas, um concerto de homenagem a esta data com compositores de alguma forma ligados à democracia portuguesa e ao Conservatório de Música (actual Escola Artística de Música do Conservatório Nacional).

O concerto que é protagonizado por um quinteto de cordas com piano composto por João Paulo Santos [piano], Irene Lima [violoncelo], Isabel Pereira [viola], Pedro Meireles e António Figueiredo [violinos] vai recordar três grandes compositores: Alfredo Keil (1850-1907), Augusto Machado (1845-1924) e João Domingos Bomtempo (1775-1842).

Abre com a obra Romance, para violino, violoncelo e piano, recordando o multifacetado artista e compositor Alfredo Keil que, entre diversas outras sinfonias, compôs A Portuguesa, em 1890, que viria a ser consagrada como hino nacional a partir de 1911, um ano depois da implementação da República.

Prossegue de seguida com a obra Bolero e Andante, para violoncelo e piano do compositor Augusto Machado, terceiro director do Conservatório de Música. Termina com a sinfonia Quinteto em mi bemol, op. 16 para dois violinos, viola, violoncelo e piano, da autoria do compositor, pianista e pedagogo Domingos Bomtempo, personalidade bastante presente nas agitadas décadas de 1820 e 1830, diretamente ligada à criação do Conservatório de Música e seu primeiro director.

Foi no final de 1822 que foi aprovada a primeira Constituição Portuguesa, o mais antigo texto constitucional português, que representa, ainda hoje, um marco fundamental para a história da democracia no país. No Museu do Oriente, neste final de ano de 2022, a música, a cultura e a história unem-se num concerto único e comemorativo dos 200 anos desta Constituição.

Concerto Comemorativo dos 200 Anos da Primeira Constituição Portuguesa – Quinteto com Piano
20 Dezembro
19.30
Duração: 75’ sem intervalo
M/ 6 anos
Preço: 15 €