segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Uma casa é uma montanha é um chapéu



A Trienal de Lisboa vai editar, no final do primeiro trimestre de 2023, o livro infantil acessível Uma casa é uma montanha é um chapéu. Destinado ao público entre os 6 e os 10 anos, o livro é um álbum ilustrado táctil sobre a casa, que inclui cores e alto relevo, letras grandes e texto em Braille para poder ser lido por todas as crianças, incluindo as crianças cegas ou com baixa visão. É um livro para ler e sentir de maneiras diferentes - como a arquitectura.

O projecto nasceu há dois anos com o financiamento inicial da Direção-Geral das Artes. Para completar este financiamento, e também para reduzir o valor final do livro - tornando-o num livro infantil acessível, também acessível aos bolsos portugueses - a Trienal criou um crowdfunding, que fechou em Maio de 2022 e superou o valor inicialmente solicitado, sinal de que os vários públicos que seguem a Trienal apoiam e reconhecem a importância da inclusão social desde tenra idade.

O livro conta com ilustrações da editora Planeta Tangerina, a concepção táctil da Locus Acesso e o apoio da Prateleira de Baixo na pesquisa inicial de álbuns e livros infantis relacionados com a arquitectura.
 
A par do lançamento do livro, a Trienal de Lisboa anuncia as seguintes iniciativas em 2023:

16 de Janeiro a 10 de Fevereiro
A Trienal acolhe a Summer School da University of Western Australia.
Onde: Palácio Sinel de Cordes

Janeiro
A Trienal acolhe já em Janeiro a sessão de kick-off do Pavilhão de Portugal na Bienal de Arquitectura de Veneza de 2023. Com curadoria de Andreia Garcia, a Representação Oficial Portuguesa intitula-se Futuros Férteis e arranca com dois dias intensos de uma Assembleia do Pensamento no Palácio Sinel de Cordes.
Onde: Palácio Sinel de Cordes

Março/Abril
A Trienal apresenta o Periple Duet, um programa de residências em formato “móvel” criado por emergentes cuja selecção partiu do open call da LINA, Plataforma Europeia de Arquitectura. O projecto tem como ponto de partida uma viagem essencialmente terrestre por vários territórios europeus ligando a cidade onde vivem à capital portuguesa.
Apresentação do resultado: Palácio Sinel de Cordes

13 e 14 de Maio
São as datas do sempre muito aguardado fim-de-semana do Open House Lisboa que alia visitas a espaços, passeios sonoros e urbanos, eventos e actividades para toda a familía! O roteiro desenhado pelo atelier lisboeta Embaixada abrange cerca de 70 espaços.