sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Belém terá prédio com elementos pré terramoto revitalizado



A MVPAR Investments iniciou as obras da Villa dos Coches, empreendimento localizado na Rua da Junqueira, em Belém, que renova, mas mantém a arquitetura histórica do prédio número 345, datado do século XVIII. O projeto está inserido no complexo do Museu dos Coches, um dos pontos turísticos mais visitados de Portugal, e visa revitalizar a paisagem de Lisboa e trazer um investimento seguro para quem adquirir os imóveis. 

O projeto foi escolhido pela MVPAR Investments como parte da estratégia da empresa para ajudar a expansão imobiliária no eixo que liga Lisboa a Cascais e ajudar portugueses e estrangeiros que procuram oportunidades para comprar um imóvel na zona. O investimento para revitalização do prédio histórico e a construção contemporânea anexa será de onze milhões de euros e as obras terão a duração de dezoito meses. À venda estão 14 apartamentos, de T0 a T3, e uma loja.

O objetivo da MVPAR Investments com este novo empreendimento é estabelecer um diálogo entre Lisboa e a sua memória histórica. E a escolha não é por acaso. Segundo o arquiteto responsável pela obra, Luís Rebelo de Andrade, o projeto foi encomendado como forma de integrar a Rua da Junqueira com o Museu dos Coches.

“O que a Villa dos Coches traz, entre outros valores, é o da cidadania, pois a paisagem não pertence ao dono do edifício, mas à cidade e a todos os que nela habitam. Então, teremos um edifício que vai contribuir para a boa paisagem e que ainda usa materiais sustentáveis, de forma a dar conforto e garantias a quem o habita”, completa.

O prédio que será restaurado é possivelmente o primeiro da Rua Junqueira e contém partes da Feitoria dos Ingleses, tendo elementos que resistiram ao terramoto de 1755. Atualmente, o quarteirão participa na agitada dinâmica urbana que, essencialmente pela sua riqueza patrimonial e valências turísticas, caracteriza a zona de Belém. O prédio em questão é indissociável da evolução desta área. 

De acordo com o levantamento da Confidencial Imobiliário, databank e market intelligence, sobre imobiliário em Portugal, 790 imóveis residenciais foram vendidos no primeiro semestre de 2022 na Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Lisboa. O investimento corresponde a um total de 403 milhões de euros.

Mônica Vialle, diretora de novos negócios da MVPAR Investments, diz ainda que o objetivo da empresa é encontrar projetos de alta rentabilidade para os investidores e que sejam icónicos no que se refere à localização:  “A revitalização de um edifício é uma mais-valia para a sociedade e para a cidade. A Villa dos Coches é mais do que um prédio residencial, é um monumento histórico, que pode ser apreciado por todas as pessoas que passam. É o impacto da história em forma física”.

Já para o diretor executivo da empresa, Guilherme Vialle, a Villa dos Coches reúne as condições de uma qualidade de vida diferenciada para quem quer morar em Lisboa.  “O nosso foco é dar a oportunidade aos portugueses e estrangeiros desfrutarem do melhor de Lisboa. Este é um empreendimento identitário da cidade, que é também um investimento. Muitas vezes, a compra de uma casa é ‘a compra da vida’ de uma pessoa e, por isso, estamos a oferecer unidades com todos os atributos necessários para uma boa habitação”, completa.