quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Sistema de estacionamento sem condutor da Mercedes-Benz e da Bosch aprovado para utilização comercial



A Mercedes-Benz e a Bosch alcançaram um marco importante rumo à condução automatizada: a Autoridade Federal Alemã para os Transportes Automóveis (KBA) aprovou o sistema de estacionamento altamente automatizado criados por ambas as empresas para ser utilizado no parque de estacionamento P6 gerido pela APCOA no aeroporto de Estugarda. Isto faz com que seja a primeira função de estacionamento sem condutor e altamente automatizada (SAE Nível 4) do mundo a ser oficialmente aprovada para utilização comercial. O avanço tecnológico da condução automatizada desempenha um papel importante na mobilidade do futuro. Com o veículo e a infraestrutura a assumirem a condução e as manobras, os condutores podem desviar a sua atenção para outras coisas, ao invés de utilizarem o seu tempo para procurar um lugar de estacionamento e manobrar o veículo em parques de estacionamento apertados.

Tecnologia utilizada no estacionamento sem condutor

Entre no parque de estacionamento, saia do seu veículo e envie-o para um lugar de estacionamento reservado previamente com uma simples operação numa aplicação de smartphone – o serviço de estacionamento automatizado não necessita de condutor. Ao mesmo tempo que abandona o local para passar o tempo que acabou de poupar para fazer outra coisa, o veículo conduz autonomamente para o lugar que lhe foi atribuído e estaciona. Mais tarde, o veículo regressa ao ponto de levantamento exatamente da mesma forma. Este processo baseia-se na interligação entre a infraestrutura inteligente fornecida pela Bosch e instalada no parque de estacionamento e a tecnologia automóvel da Mercedes-Benz. Os sensores da Bosch no parque de estacionamento monitorizam os corredores do parque e as suas zonas circundantes e fornecem a informação necessária para orientar o veículo. A tecnologia no veículo converte a informação recebida da infraestrutura em manobras de condução. Desta forma, os veículos podem até percorrer rampas autonomamente para se movimentarem entre os pisos do parque de estacionamento. Se os sensores da infraestrutura detetarem um obstáculo, o veículo trava e para completamente em segurança. Logo que o percurso esteja desimpedido, continua o seu caminho.

Foi em 2019 que a Mercedes-Benz e a Bosch obtiveram a primeira autorização especial a nível mundial para operarem um sistema de estacionamento automatizado, utilizando veículos de desenvolvimento sem a supervisão do ser humano, no parque de estacionamento do Museu Mercedes-Benz em Estugarda. A aprovação que agora foi emitida tem uma aplicação mais ampla, permitindo a aplicação comercial para ser utilizado em veículos detidos por privados no parque de estacionamento P6 do aeroporto de Estugarda. A base jurídica para a aprovação é a lei que entrou em vigor na Alemanha em julho de 2021, que permite a condução sem condutor de acordo com a SAE Nível  para veículos automóveis (BMDV – A Alemanha será o líder mundial na condução autónoma). A aplicação desta lei ao sistema de estacionamento foi implementada em estreita coordenação com o Ministério Federal das Infraestruturas Digitais e Transportes da Alemanha (BMDV) e com a Autoridade Federal Alemã para os Transportes Automóveis. A AFGBV (diretiva de condução autónoma), aprovada pelo Conselho Federal da Alemanha a 20 de maio de 2022, especifica claramente os critérios do código de estrada alemão que os veículos em conformidade com a norma SAE Nível 4 devem satisfazer.

As empresas planeiam implementar gradualmente o serviço de estacionamento sem condutor no parque de estacionamento P6 da APCOA no aeroporto de Estugarda. A partir do dia da sua implementação, os primeiros clientes com modelos Classe S e EQS fabricados desde julho de 2022, cujas versões estejam equipadas com o serviço INTELLIGENT PARK PILOT2 dos serviços Mercedes me connect e que tenham ativado este serviço, poderão utilizar a função no parque de estacionamento P6. Logo que os condutores tenham utilizado a aplicação Mercedes me para reservarem um lugar de estacionamento previamente, podem deixar os seus veículos numa área de entrega pré-determinada. Após todos os passageiros terem saído do veículo, a aplicação inicia a manobra de estacionamento. O sistema de estacionamento verifica se o percurso até ao lugar de estacionamento reservado está livre e se estão reunidos todos os restantes requisitos técnicos. Se este for o caso, os condutores recebem uma notificação na aplicação a confirmar que a infraestrutura inteligente assumiu o controlo do veículo. Podem então sair do parque de estacionamento. O veículo liga automaticamente e encontra o seu caminho até ao lugar de estacionamento. Quando o condutor pretender levantar o seu veículo do parque de estacionamento, pode chamá-lo através de um comando na aplicação de smartphone. O seu veículo percorre então o seu caminho até uma área de levantamento pré-determinada.