quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Projeto “Mobilidade Urbana Sustentável” da Renault Portugal decisivo para Castelo Novo



Há oito meses, a Renault Portugal e a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico implementaram um projeto piloto na Aldeia Histórica de Castelo Novo, que consiste em proporcionar à população, aos visitantes e aos profissionais da Aldeia Histórica de Castelo Novo uma frota de veículos elétricos Renault, sem qualquer custo associado. Ou seja, uma iniciativa que permitiu tornar mais sustentáveis, fáceis e económicas as viagens pelo território e que, em escassos meses, reivindica números que justificam a aposta. Com efeito, a frota de elétricos da Renault já percorreu mais de 40 mil quilómetros, por mais de 600 condutores, entre turistas, residentes e profissionais. Mais de 80 por cento foram portugueses, e os restantes foram originários dos Países Baixos, França, Espanha, Brasil, Japão, Alemanha e Canadá

Para os interessados, a reserva de um dos veículos elétricos é muito simples: a partir do link https://aldeiashistoricasdeportugal.com/?serv=rentacar, só têm de ser selecionadas as datas de recolha e devolução, bem como confirmar a eventual necessidade de transfer (caso não tenha viatura própria ou preferir deixar o carro em casa, desfrutando assim de uma experiência 100% sustentável e económica). A partir do mesmo link, além da reserva do modelo elétrico preferido, pode desde logo ser planeada a viagem pelas Aldeias Históricas de Portugal, a escolha do alojamento, dos restaurantes e ainda várias atividades, como passeios pela natureza ou visitas guiadas.

Em articulação com o Município do Fundão, estão disponíveis ainda serviços de transfer (também gratuito) a partir das estações ferroviárias de Castelo Novo, Alpedrinha ou Fundão. 
Um inovador projeto que ajudou a integrar a Aldeia Histórica de Castelo Novo no restrito lote das “Melhores Aldeias Turísticas” do Mundo, segundo a Organização Mundial de Turismo.



A história da mobilidade em Portugal é sinónimo de Renault. Mais de um milhão e meio de automóveis vendidos em 41 anos de presença direta no país, 36 dos quais como líder de mercado. Uma história de sucesso também a nível industrial, já que entre as fábricas de componentes mecânicos do Grupo Renault e da Aliança Renault-Nissan em todo o mundo, a Renault Cacia é sistematicamente considerada a melhor na produção de caixas de velocidades. Com a maior rede de concessionários do país, a Renault é responsável por cerca de 3.000 postos de trabalho diretos e indiretos. Mas, em Portugal, o compromisso da Renault estende-se à área da sustentabilidade, de que são exemplo os pioneiros e ambiciosos projetos Porto Santo Smart Fossil Free Island e Mobilidade Urbana Sustentável nas Aldeias Históricas de Portugal.



As Aldeias Históricas de Portugal
Entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, encontram-se 12 singelas aldeias onde apetece perdermo-nos. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, surgem como paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, de épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje. São, ainda, a garantia de momentos inesquecíveis de lazer, aventura e descoberta, temperados com os inigualáveis aromas e sabores da região, que compõem a sua típica gastronomia. 

No território das Aldeias Históricas de Portugal há um sem fim de trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT – como a Grande Rota 22, a maior rota de Walking & Cycling na Europa e em Portugal, com cerca de 600 km. A Grande Rota 22 tem o selo Leading Quality Trails – Best of Europe, entregue pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada).

As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial – e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION. E, em 2020, foi o primeiro destino a nível nacional a criar o “Manifesto do Turista Responsável”, lembrando aos seus visitantes a importância do respeito pela natureza.