sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Exposição Find Your Emotions na Graça



Três artistas, três vertentes e uma conexão clara: a emoção. O belga Jan Samyn e os brasileiros Ronan Horta e Ricardo Lemos se unem em Portugal para a exposição Find Your Emotions, que acontece no Art Week, de 10 a 15 de dezembro no atelier da Cerâmica Lemos, na Graça. 

“O conceito da exposição é unir três artistas que convergem num mesmo interesse na arte, que é falar sobre emoções. Temos um escultor, um pintor e um storyteller, que trabalha com máscaras e desenvolveu a Máquina das Emoções. Cada um, da sua maneira, apresenta a sua interpretação sobre o tema”, explica a curadora Renata Hessel.

Jan Samyn é um contador de histórias e promove com suas obras o debate da expressão das emoções pela sua arte. As suas máscaras já foram expostas em diversos lugares do mundo como Estados Unidos, Holanda, Itália, Espanha e França. Para a exposição em Lisboa, Jan também trará a incrível obra Máquina das Emoções, em que a luta para expressar as emoções é simbolizada por um grande homem ajoelhado sobre uma cadeira de madeira, com as garras agarradas, onde estão disposta 523 emoções, numa ordem complexa de números primos, categorias, cores, símbolos, línguas e textos.

“Durante esta exposição, apresentarei novos trabalhos, todos concentrados em sete máscaras, que representam todas emoções diferentes da Máquina das Emoções. Medo, raiva, tristeza, alegria, espanto, repugnância e arrepio. Estou entusiasmado por esta exposição especial e muito íntima em Lisboa, este país e esta magnífica cidade está a se tornar o novo centro na minha vida”, contou Jan Samyn, que fez questão de elogiar Horta e Lemos:

“Fiquei intrigado com a personalidade de Cerâmica Lemos, mas quando conheci melhor o seu trabalho, fiquei fascinado. As suas esculturas contam histórias que só posso imaginar por palavras, sendo eu um escritor. Sinto uma forte sinergia. Ronan é para mim o elemento vibrante desta exposição, as cores do seu trabalho atraem-me, desenhos emocionais com linhas quentes e comoventes”. 

Ronan Horta traz para a pintura e a liberdade de emoções como tema central da sua coleção. A ideia é não ter regras e emocionar o público. O brasileiro busca tocar o inconsciente coletivo de pessoas, que percebem em seus gestos firmes uma liberdade sem medo de utilizar as cores. Ronan inspira-se nos traços de sua tia, a artista plástica Ana Horta, morta precocemente em 1987. 

Ricardo Lemos, que abre o seu atelier para receber o evento, traz das emoções de seu subconsciente a inspiração para suas esculturas na cerâmica.

“As minhas esculturas representam uma retrospectiva de três anos em busca da minha arte bruta. Durante essa jornada, expressei através das minhas mãos, modelei, esculpi os meus pensamentos, momentos que vivenciei durante esse período. São esculturas que se movimentam. Por isso, desafiam o equilíbrio e a técnica cerâmica. No fundo, são imagens que vêm do meu inconsciente, carregadas de simbologia e transformam-se em esculturas. Tornam-se vivas e ficarão sempre viva aos olhares”, afirma o artista, que vive em Lisboa há 3 anos, e já teve o trabalho exposto em Noruega, França, Estados Unidos e Brasil.