terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Aveleda na sua mesa de Natal



Com a aproximação da época mais brilhante e familiar do ano, a Aveleda partilha algumas sugestões de vinhos para todos os gostos e tradições. Desde a região dos Vinhos Verdes ao Algarve, o vasto portfolio vínico permite a harmonização com todos os pratos habituais destas festividades.

O bacalhau cozido, uma especialidade da cozinha tradicional portuguesa, é uma das principais iguarias das celebrações desta época. Para quem aprecia vinhos brancos, o Aveleda Parcela do Convento Loureiro 2018 poderá ser uma boa opção já que alia a frescura cítrica do vinho com a salinidade típica do prato. Para aficionados de tinto, o Quinta Vale D. Maria Vinhas Velhas 2019 é a escolha, dada a sua complexidade aromática de frutas vermelhas e suculência em boca, que exaltam os sabores desta iguaria.

Apesar de menos popular, o peru recheado é uma tradição com mais de 500 anos de história. O Arco d’Aguieira Branco 2019 harmoniza perfeitamente com este prato aliando os aromas cítricos e notas florais do vinho, com a textura aveludada do peru. 

O polvo assado, prato tipicamente natalício em muitas partes do país é mais bem acompanhado pelo Villa Alvor colheita tinto cujos aromas delicados a ameixa preta e cereja elevam os sabores mais característicos deste prato típico.

Caso pretenda optar por cabrito assado, a Aveleda aconselha que viaje até à Bairrada com o Quinta d’Aguieira tinto. Este vinho possui um intenso aroma de frutos silvestres que, fundido com notas subtis de madeira, revelam uma harmonização, elegância e complexidade diferenciadora.
Para acompanhar a mesa de sobremesas, recomendamos o Quinta Vale D. Maria Vinho do Porto Reserva L18, um vinho do Porto cuja complexidade e doçura combinam perfeitamente com o tão célebre pão-de-ló, rabanadas e, até mesmo, na própria confeção do pudim francês.

Para os amantes de espirituosas, a Adega Velha 12 anos XO possui uma cor âmbar e tonalidade intensa, destacando-se os aromas de bagas e frutos secos. A complexidade desta aguardente vínica é perfeita para sobremesas de frutos secos, como bolo-rei e chocolate.

Todos estes produtos estão disponíveis no site da loja online da Aveleda, onde poderá encontrar também alguns descontos para esta época festiva.