quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

"Guerra", "inflação" e "urgências" destacam-se na votação para PALAVRA DO ANO 2022



Mais de 25 mil pessoas já votaram na iniciativa promovida pela Porto Editora. As dez palavras finalistas estão em votação no site www.palavradoano.pt e, até ao momento, as que reúnem mais votos são “guerra”, “inflação” e “urgências” (palavras ordenadas por ordem alfabética e não por número de votos).

Até 31 de dezembro, tudo está em aberto e há mais sete vocábulos na corrida para PALAVRA DO ANO ® 2022: “abusos”, “ciberataque”, “energia”, “juros, “nuclear”, “rainha” e “seca”. O resultado da votação será conhecido no início de janeiro.

A lista das dez candidatas permite traçar um retrato dos acontecimentos que marcaram a vida coletiva do país e é o resultado de mais de 7 mil sugestões de palavras recebidas no site da iniciativa, ao longo do ano, das pesquisas dos utilizadores feitas no Dicionário da Língua Portuguesa em www.infopedia.pt e do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo pela Porto Editora.

Em 2021, “vacina” foi eleita PALAVRA DO ANO ® em Portugal, tendo sido antecedida por “saudade” (2020), “violência doméstica (2019), “enfermeiro” (2018), “incêndios” (2017), “geringonça” (2016), “refugiado” (2015), “corrupção” (2014), “bombeiro” (2013), “entroikado” (2012), “austeridade” (2011), “vuvuzela” (2010), “esmiuçar” (2009).

PALAVRA DO ANO ® EM ANGOLA E MOÇAMBIQUE

Em Angola, “alternância”, “cuiar” e “kumbu” (uma vez mais, por ordem alfabética) lideram a votação em www.palavradoano.co.ao, mas, até ao último segundo de 2022, todos podem escolher a sua favorita entre a lista de candidatas que inclui ainda “cesta básica”, “covid”, “eleições”, “escalada”, “fraude”, “mwangolé” e “oposição”.

Tal como acontece em Portugal, o anúncio da palavra eleita pelos angolanos ocorrerá nos primeiros dias de janeiro, altura em que serão também anunciadas as dez candidatas à votação da PALAVRA DO ANO® em Moçambique.