quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

The Magic is Lost - Documentário Português vence além fronteiras



"The Magic is Lost", um micro-documentário gravado na Turquia em Outubro passado, com produção de Completa Mente, venceu já três prémios internacionais e o conceituado O Meu Caminho venceu mais um após se saberem os resultados de Tabriz Cinema Awards. 

"The Magic is Lost", venceu como "melhor curta experimental" no Thilsri International Film Festival, Prémio da Crítica no Athvikvaruni International Film Festival, ambos na Índia e esta madrugada venceu a melhor curta experimental no Tabriz Cinema Awards, do Irão.

"The Magic is Lost" é um micro-documentário experimental, que reflete o meu ponto de vista sobre o turismo de massas na actualidade. É marcado por uma narrativa pendular com cinco momentos de oração que dão a estrutura ao filme, intercalando imagens e sons caóticos de turistas atarefados a fazerem selfies e a olhar para as coisas." Descreve o realizador, Pedro Gil de Vasconcelos.

"Quando me lancei neste projecto, fi-lo com a certeza de que estava a correr um risco. Embora a forma de gravação seja idêntica à do Meu Caminho (gravado com recurso a um smartphone n.d.r.), toda a estética é diferente, é mais agressiva, principalmente no que diz respeito ao som e grande parte do documentário é gravada em "time-lapse", para realçar o lado caótico de parte da acção." Realçou o realizador.

"The Magic is Lost" está agora no circuito dos festivais internacionais. A participação nos três eventos, aconteceu na sequência de convites via FilmFreeway, uma plataforma digital de divulgação de festivais, que faz a ponte entre estes e os produtores, realizadores e outros intervenientes da sétima arte. Em 2023 é ainda possível que ambos os projectos venham a participar noutros eventos internacionais.

Na produção de "The Magic is Lost", estiveram ainda envolvidos: 
Sofia Vasconcelos na captação de imagem; Jorge Medeiros (VideoContacto) na edição; Artur Pires, na mistura e pós-produção de som e Ricardo Magalhães, no grafismo.

Os três prémios de "The Magic is Lost" juntam-se assim aos cinco prémios e três menções honrosas que O Meu Caminho, acumula até à data.