terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Abreu Advogados recebe exposição de Sofia Leitão



A Abreu Advogados, em parceria com o Carpe Diem Arte e Pesquisa, apresenta uma série de obras da artista Sofia Leitão. A exposição estará patente na sede da Abreu Advogados, em Lisboa, até ao dia 29 de abril de 2023.

Esta é a décima primeira exposição do programa cultural da Abreu em parceria com o Carpe Diem Arte e Pesquisa, dedicado à temática da natureza, que e apresenta um conjunto de obras realizadas especificamente para a sede da Abreu Advogados.

Nas suas criações, Sofia Leitão utiliza uma vasta gama de técnicas e materiais, através dos quais desenvolveu uma estética distinta e refinada com referências à história de arte, cultura visual, arqueologia, museologia, cinema e literatura. Através dos desenhos em pastel de óleo sobre papel realizados para esta exposição, Sofia Leitão mergulha no reino dos minerais e das pedras enfatizando uma dimensão pouco explorada da natureza nas artes: o inorgânico e a mineralogia, ramo das ciências naturais associado a corpos inorgânicos simples ou compostos (combinação química de duas ou mais substâncias elementares).

O conjunto de obras reunidas para esta exposição representa uma inovação pictórica sem precedentes no campo dos desenhos de minerais, uma vez que a artista representa cada pedra na sua aparência singular, radiante e carismática, como se de um retrato se tratasse.

Esta exposição está inserida no âmbito do Projeto Cultural da Abreu Advogados e os exemplares estarão expostos nas salas de reunião e na receção da sede em Lisboa, podendo ser visitada mediante marcação.

“A Sofia Leitão tem uma obra extraordinária que nos coloca a olhar para a arte e para a mineralogia de uma forma muito diferente. Acreditamos que esta exposição, pela forma original como aborda o tema da natureza, despertará a curiosidade e o interesse não só dos nossos colaboradores mas de todos aqueles que privilegiam a arte no seu estado mais puro”, refere Manuel Andrade Neves, sócio e um dos responsáveis pelo Projeto Cultural da Abreu Advogados.