quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Largos Anos Têm 14 600 Dias



Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa nasceu no Porto a 28 de dezembro de 1937 e é presidente do FC Porto desde 23 de abril de 1982. Quando foi eleito para a posição que ocupa há 40 anos, ou 14 600 dias, já tinha duas décadas de experiência como dirigente do clube de que se tornou sócio aos 16 anos. É o presidente mais longevo e com mais sucesso na história do futebol. Chegou ao final de 2022 com 65 troféus conquistados, superando por larga margem os dois líderes históricos que o acompanham no pódio: Santiago Bernabéu, pelo Real Madrid, e Silvio Berlusconi, pelo AC Milan, que alcançaram 29 títulos cada um.

Apesar de a sua vida – sobretudo nos últimos 40 anos – ser documentada por uma quantidade incalculável de fotografias, nunca foi objeto de uma recolha sistemática de imagens que retratassem este percurso. O objetivo desta obra é colmatar essa lacuna e contribuir, através de uma perspetiva diferente, para um melhor conhecimento da história do presidente do FC Porto, que se confunde com a própria história do clube que conduziu aos mais altos patamares de afirmação nacional e internacional.

Largos Anos Têm 14 600 Dias está disponível nas livrarias a partir de amanhã e o seu lançamento acontece, pelas 18h00, no hall do Museu FC Porto, numa sessão aberta ao público em geral. Participarão na sessão D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa que assina o prefácio deste livro, e o historiador Joel Cleto, para além, claro, do presidente do Futebol Clube do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa.