quarta-feira, 27 de maio de 2015

Casa Assombrada: o medo é psicológico


A partir do dia 12 Junho, as portas da Quinta Nova da Assunção, em Belas, Sintra, vão abrir-se ao público, para uma experiência inédita em Portugal e verdadeiramente arrepiante: a Casa Assombrada.

Todas as sextas e sábados, entre as 21h30 e as 24h, o público mais audacioso poderá visitar este palacete do século XIX, com mais de 25 assoalhadas e extensos jardins, e ouvir histórias reais da casa.
As portas abrem-se 6 vezes por noite de 30 em 30 minutos, com um limite máximo de 9 pessoas por visita e cada pessoa terá um audioguide, sendo conduzida, ao longo casa, por uma voz, que relata episódios insólitos relacionados com o sobrenatural. Esta é uma experiência de grupo sobre o medo, que envolve todos os sentidos e que criará momentos em que a coragem será posta à prova. O objectivo final deste jogo é encontrar a saída da casa.

A Quinta Nova da Assunção tem estado fechada ao público e pertence à Câmara Municipal de Sintra, que financiou o projecto.

Esta experiência é da responsabilidade da Reflexo – Associação Cultural e Teatral, que em 2011, estreou pela primeira vez em Portugal o conceito de visitas guiadas a uma casa assombrada em Alcântara. Ao fim de 4 anos de investigação e preparação, foi elaborado todo um novo conceito à volta da mesma temática.



REGRAS E OUTRAS INFORMAÇÕES:

  • A visita tem uma duração média de 50 minutos.
  • É aconselhável roupa e calçado confortável.
  • É expressamente proibido entrar na propriedade com qualquer tipo de aparelho electrónico, seja de comunicação, captação de imagem ou som ou ainda qualquer outro tipo de objecto gerador de luz, (ex. lanternas, isqueiros, lasers ou outros.)
  • Existe um sistema de vigilância e segurança interna sempre ativo.
  • A experiência é para maiores de 16 anos e não é recomendada a grávidas ou pessoas com problemas cardíacos.
  • Uma vez iniciada a visita, é impossível haver desistências, à semelhança de uma montanha russa ou de um voo de avião.
  • As visitas são feitas única e exclusivamente por marcação, com horários pré-definidos que têm de ser escrupulosamente cumpridos.
  • As portas abrem-se 6 vezes por noite de 30 em 30 minutos, com um limite máximo de 9 pessoas por entrada.