terça-feira, 26 de maio de 2015

Prémios Literários da Estoril Sol têm prazos prorrogados até 15 de Junho


Foi prorrogado, até ao próximo dia 15 de Junho, o prazo de recepção das obras originais para a 8ª edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís e dos romances publicados para a 18ª edição do Prémio Literário Fernando Namora. 

A Estoril Sol decidiu, assim, prolongar o prazo de recepção das candidaturas, no intuito de corresponder às solicitações de vários de autores e editoras, interessados em participar nos concursos que prestam homenagem aos dois grandes escritores. O júri, comum a ambos os Prémios, será presidido por Guilherme D`Oliveira Martins.


Lançado, em 2008, no quadro das comemorações do 50º aniversário da Estoril Sol, o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, no valor de 10 mil euros, propõe-se distinguir, anualmente, um romance inédito de autor português, sem qualquer obra publicada no género e com idade não superior a 35 anos.

Recorde-se que, o Prémio Literário Revelação tem como objectivo primordial encontrar novos talentos e dinamizar as Letras portuguesas, contando, ainda, com o apoio da Gradiva para a edição da obra vencedora.

Por sua vez, o Prémio Literário Fernando Namora, no valor de 15 mil euros, destina-se a galardoar uma obra de ficção (romance ou novela), de autor português, editada em 2014, desde que o escritor não tenha sido premiado nas três edições anteriores. 

Com periodicidade anual, o Prémio Literário Fernando Namora consolida uma tradição prestigiada nos meios literários. Bruno Vieira do Amaral, com o seu romance “As Primeiras Coisas”, foi o vencedor no ano passado.

O Júri dos Prémios Literários da Estoril Sol, além de Guilherme D`Oliveira Martins, em representação do Centro Nacional de Cultura, inclui José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores, Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários, Maria Carlos Gil Loureiro, pela Direcção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, Maria Alzira Seixo, Liberto Cruz e João Lobo Antunes, convidados a título individual e, ainda, Nuno Lima de Carvalho e Dinis de Abreu, pela Estoril Sol.


O prazo de recepção das candidaturas aos Prémios Literários da Estoril Sol termina, assim, impreterivelmente, no próximo dia 15 de Junho.