sexta-feira, 29 de maio de 2015

Edição inglesa de "Philippa of Lancaster - English Princess, Queen of Portugal


Para assinalar os 600 anos da morte de D. Filipa de Lencastre, a Livros Horizonte edita em língua inglesa o primeiro best-seller de Isabel Stilwell, “Filipa de Lencastre — A Rainha que mudou Portugal”. O romance histórico que já vendeu mais de 55 mil exemplares, conta a vida da única princesa inglesa que foi rainha de Portugal, e mãe da Ínclita Geração.

A tradução inglesa, agora publicada, leva mais longe a História de Portugal e a obra desta autora, permitindo também a quem visita Portugal e a muitos estrangeiros que aqui residem, conhecer os principais protagonistas da mais antiga aliança no mundo, o Tratado de Windsor, estabelecido exactamente durante este reinado.

Recorde-se que Filipa de Lencastre morreu de peste negra a 15 de Julho de 1415, com 55 anos. Mulher de uma fé inabalável, conhecida pela sua generosidade, empreendedora e determinada a mudar os usos e costumes de uma corte tão diferente da sua, foi mãe do seu primeiro, de oito filhos, aos 28 anos. A chamada Ínclita Geração, que um dia, como ela, partiria em busca de novos mundos, e mudaria para sempre os destinos da nação. Dez dias depois da sua morte, no dia 25 de Julho, e apesar de devastados pela morte da pedra basilar da família Avis, partiram de Lisboa 240 embarcações e um exército de 20 mil homens, entre os quais o rei D. João I, e os seus três filhos mais velhos, D. Duarte, o Infante D. Henrique e D. Pedro. A Praça de Ceuta cairia cerca de um mês depois. D. Filipa não esperaria outra coisa dos seus filhos.

Num romance baseado numa investigação histórica cuidada, Isabel Stilwell conta-nos, agora em inglês, a vida de uma das mais importantes rainhas de Portugal. Desde a sua infância em Inglaterra, onde conhecemos a corte do século XIV, à sua chegada a Portugal, onde somos levados numa vertigem de sentimentos e afectos, aventuras e intrigas.