quinta-feira, 28 de maio de 2015

Novo HR-V combina a dinâmica de um Coupé com a robustez de um SUV


Masaki Kobayashi é um apaixonado pelo novo HR-V. Como Líder de Projecto de design do HR-V, ele conhece todas as linhas e curvas, a sensação de cada material no habitáculo de alta qualidade e tem orgulho na forma como o pragmatismo, a precisão e o design emocional se fundem para criar algo de único. Aqui, ele dá-nos uma panorâmica de como o HR-V foi concebido e realizado. 
" A intenção não era apenas criar um SUV mais pequeno", explicou ele. „"A Honda já tem o CR-V, um modelo que combina as virtudes de um SUV e de um automóvel convencional e de menor peso, pelo que o HR-V teria de ser algo de diferente. A equipa de desenvolvimento definiu o objectivo de criar um novo valor ou um novo tema desde o início do projecto."
Esse novo tema foi combinar a elegância e a fluidez de um Coupé com a funcionalidade e a robustez de um SUV. Nas palavras de Kobayashi, „"O ponto principal foi combinar a robustez e a posição de condução elevada – os valores-chave de um SUV – com um novo nível de emoção. „"Assim, criámos um conceito exterior à volta do tema “emoção e robustez” e um conceito interior a que chamámos “"habitáculo amplo e personalizado"”. A ideia era fundir valores aparentemente opostos e conflituosos e criar algo de completamente novo."

Esta abordagem foi construída à volta de um cliente-tipo de perfil dinâmico e exigente. Kobayashi e a sua equipa definiram como cliente-tipo „"pessoas activas que gostam da sua vida familiar e do seu trabalho. Estas pessoas têm um elevado sentido de equilíbrio entre moda e funcionalidade." Encontrar este equilíbrio no HR-V provou ser um desafio. „"Foi bastante difícil obter o espaço interior necessário, a facilidade de utilização e a capacidade pura, juntamente com o design dinâmico e emotivo", refere Kobayashi. „"Contudo, o processo revelou-se relativamente simples: Os designers determinaram o espaço e a disposição dos elementos do veículo e definiram os pontos de rigidez. A partir daqui, os designers que trabalharam no exterior e no interior puderam trazer à vida este conceito, dentro dos parâmetros de rigidez estabelecidos."
Se a teoria se revelou simples, o intenso período de fusão de um interior dinâmico e versátil com um perfil inerentemente robusto, eficiente em termos de aerodinâmica e resistência, revelou ser extremamente exigente. „É óbvio que, na realidade, as coisas não são assim tão directas!", revela Kobayashi com um sorriso. „"Os designers e os engenheiros discutiram e analisaram tudo ao milímetro… E bem se pode dizer que foram discussões, no verdadeiro sentido da palavra! Mas isso abriu-nos as portas para o que projecto pudesse realmente tomar forma." 
Depois da conclusão desta fase conceptual, teve início a fase de criação do modelo do HR-V. 
"Este processo demorou bastante tempo", revela Kobayashi. „Esta fase envolveu o desenho, a criação do modelo e, depois, a repetição da verificação à escala real de forma a obtermos uma noção realista de como seria o aspecto do HR-V na estrada. Foi aí que o design começou finalmente a ganhar forma e vida e onde pudemos testar formas e formatos em que o interior pudesse respirar, mas criando ao mesmo tempo fluidez e tensão."
A coesão do design do HR-V é testemunho deste processo intenso e de elevado detalhe, algo que orgulha o Sr. Kobayashi. „"A fusão do espaço do habitáculo com uma boa aerodinâmica e uma parte inferior da carroçaria bastante robusta tornou-se a base do formato dinâmico do HR-V," explicou, „"e é muito gratificante termos conseguido criar um produto que  não faz compromissos em termos de dimensões, funcionalidade e design." Isto significa um interior repleto de aspectos práticos e funcionalidade, com um sentido de espaço e diversão. „"A posição de condução é muito semelhante à de um Coupé e oferece uma sensação de agilidade e dinamismo, mas como o depósito está colocado em posição central, para além da presença de elementos como os Bancos Mágicos, o HR-V oferece bastante espaço para os passageiros e enorme flexibilidade. Esta combinação originou enorme satisfação entre a equipa de design." 


"No exterior, as formas dinâmicas são muito agradáveis, assim como a elevada qualidade das superfícies e os detalhes complexos mas contínuos," disse o Sr. Kobayashi. „"Posso dizer que, quando a equipa viu o protótipo completo pela primeira vez, o orgulho foi o sentimento dominante, porque sentimos que conseguimos criar algo de especial com este veículo e que os nossos objectivos tinham sido todos alcançados. Acredito que o HR-V possui a elegância e o aspecto atraente para brilhar em qualquer lugar, mas com uma sensação de robustez. E o meu sonho e determinação de criar um verdadeiro „"automóvel centrado no condutor" foram alcançados." 
O novo HR-V é um produto nascido da determinação e do desejo de oferecer algo de inovador e refrescante, mas centrado na realidade da vida das pessoas e das famílias. A Honda oferece um ambiente único para a criação de novos produtos. „"A Honda é uma empresa onde podemos usar a nossa vontade de criar novos valores sem estarmos agarrados ao passado", explicou Kobayashi. „É isso que nos motiva. Para quem cria, é um ambiente interessante e estimulante. A sensação de avançar e de ouvir os utilizadores que convivem com os nossos produtos em todo o mundo é muito entusiasmante."

  • A fusão de um Coupé com um SUV cria uma combinação única
  • O conceito exterior transmite „"emoção e robustez"
  • O conceito interior oferece um "habitáculo amplo e personalizado"
  • Data de lançamento, em toda a Europa, no próximo Verão


Em Portugal, a chegada do HR-V está prevista para o final do Verão. Roger Solergibert, Director da Divisão Automóvel da Honda Motor Europe, para Espanha e Portugal, comentou: “Depois de termos sido pioneiros no segmento SUV, em 1999, com o lançamento do HR-V original, já não falta muito até que o novo HR-V fique disponível nos concessionários portugueses. Temos grandes expectativas para este modelo, que irá competir num segmento muito importante, com concorrentes muito interessantes e liderado nos últimos anos pelo Qashqai. Desde a sua apresentação, realizada no salão de Genebra, que temos recebido diversos contactos e manifestações de grande interesse pela parte dos nossos clientes.”