quinta-feira, 21 de maio de 2015

O teatro galego na ficção cinematográfica


O TNDM II apresenta, no dia 26 de Maio, às 19h, no Salão Nobre, a exibição do filme "Doentes" de Gustavo Balza. Esta projecção surge no contexto de uma reflexão sobre o teatro galego na ficção cinematográfica.
A projecção do filme será antecedida por uma apresentação do director do Centro Dramático Galego, Manuel Guede, que partilhará com o público a sua visão particular sobre a singularidade da obra de Vidal Bolaño, referência indiscutível do panorama teatral galego.

O velho Hospital Real, em Santiago de Compostela, é desalojado para ser transformado num hotel de luxo. Correm os anos 50 e nas ruas da Galiza circulam doentes, pobres e peregrinos perpétuos. Assim arranca "Doentes", um filme protagonizado pelos actores galegos Xosé Manuel Oliveira Pico e por Antonio Durán Morris, produzido no ano de 2011 a partir do texto do dramaturgo Roberto Vidal Bolaño. 

A projecção do filme será antecedida por uma apresentação do director do Centro Dramático Galego, Manuel Guede Oliva, que partilhará com o público a sua visão particular sobre a singularidade da obra de Vidal Bolaño, referência indiscutível do panorama teatral galego.


Esta sessão surge integrada no Ciclo Portugal-Galicia: Cenários para um Encontro que o TNDM II promove até 2 de Junho. Este Ciclo pretende criar uma aproximação entre os dois territórios e reflectir sobre uma relação tão profunda quanto desconhecida.