quinta-feira, 14 de maio de 2015

Portugueses adquiriram mais Equipamentos Elétricos e Eletrónicos em 2014


O mercado de equipamentos eléctricos e electrónicos (EEE) voltou a crescer em 2014, de acordo com os dados de mercado publicados divulgados pela ANREEE (Associação Nacional para o Registo de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos). Os dados recolhidos pela associação, indicam que, os equipamentos eléctricos e electrónicos (EEE) colocados no mercado Português, voltaram a crescer em 2014,quer em unidades quer pesos, pela segunda vez consecutiva, confirmando a tendência de recuperação já observada iniciada em 2012. Foram disponibilizados para o mercado português, quer por empresas nacionais ou estrangeiras, 62.688.153 de equipamentos, que correspondem a 121.944,35 toneladas.

As unidades registaram uma subida mais acentuada, de 6,8%. De uma forma geral cresceu o número de equipamentos colocados em todas as categorias à excepção dos equipamentos de monitorização e controlo (-16,92%) tendo-se registado uma descida quase imperceptível nos grandes electrodomésticos (-2,74%). As ferramentas eléctricas e electrónicas foram a categoria que percentualmente mais cresceu (+24,18%).

Os computadores laptop, notepad e de secretária continuam a ser dos equipamentos mais procurados, tendo todos crescido em unidades, face a 2013. Já os aparelhos de televisão continuam com ciclos negativos tendo, em 2014, voltado a descer 6,5%. A subcategoria 5.6, que engloba as lâmpadas de tecnologia LED, também cresceu cerca de 48%, em detrimento das lâmpadas fluorescentes compactas e clássicas, cujas unidades têm diminuído nos últimos anos.

Os dados divulgados pela ANREEE provêm de 1.680 empresas registadas em Portugal no final de 2014 -  um número  muito  semelhante  ao  existente  no  final  de  2013.  Em  2014  registaram-se 146  novas  empresas  e anularam-se, ou foram anulados, um número de registos idêntico  –  o que longe de significar uma estagnação representa um rejuvenescimento do mercado. Recorda -se que o registo é obrigatório para todas as  empresas que colocam equipamentos eléctricos e electrónicos no mercado nacional. 
As empresas registadas  são esmagadoramente nacionais e estão localizadas maioritariamente no distrito de Lisboa, Porto e Aveiro. Do total de registos, há 56 que são estrangeiras, com predominância para as empresas oriundas de Espanha, mas também da Alemanha, Irlanda e Holanda.
Das  146 novas  empresas registadas  em  2014,  a  maioria  começou  a  sua  actividade enquanto "produtora  de EEE" recentemente, em 2013 e 2014.  De destacar  que  este ano foi alcançada a maior taxa de cumprimento declarativo  de  sempre,  com  95,1%  das  empresas  a  declararem atempadamente  as  suas  colocações  no mercado em 2014.
“Este  valor,  de  95,1%,  demonstra  que  os  números  de  mercado  apresentados  têm  uma  taxa  de fiabilidade muito  elevada,  reflectindo por isso com bastante acuidade, esse mesmo mercado. São resultados  que reflectem o empenho e a credibilidade do trabalho desenvolvido pela ANREEE, e que só são possíveis graças também a  uma grande colaboração e interacção  desta associação  com as empresas que nele actuam”  explica Rui Cabral, director executivo da ANREEE. A  ANREEE tem vindo a registar um aumento  contínuo da taxa de cumprimento da obrigação declarativa anual.
“As  empresas  estão  hoje  mais  despertas  e  sensíveis  às  suas  responsabilidades.  O  mercado está  também mais maduro e os operadores mais vigilantes e actuantes” conclui Rui Cabral.