quarta-feira, 13 de maio de 2015

20 anos de fotografias de viagem expostas em Lisboa


“Um Dia na Terra”, do escritor e viajante Gonçalo Cadilhe, inaugura amanhã no Museu do Oriente.

O Museu do Oriente acolhe a partir de amanhã a exposição “Um Dia na Terra – Fotografias do Quotidiano do Planeta”, de Gonçalo Cadilhe, o mais prestigiado escritor e viajante português. A exposição resume 20 anos de viagens à volta do mundo em 57 imagens marcantes captadas em diferentes continentes, culturas, paisagens e lugares.

Das grandes panorâmicas aos pormenores intimistas, “Um Dia na Terra” acompanha as três dimensões solares do planeta – manhã, tarde e noite – ilustrando o dia-a-dia dos seus habitantes em toda a sua diversidade e singularidade.

Para partilhar as suas experiências e as histórias por detrás das fotografias, Gonçalo Cadilhe organizará dois percursos comentados à exposição, que estará patente até dia 7 de Junho. Os percursos comentados pelo autor terão lugar nos dias 16 e 30 de Maio, às 16h00 (já esgotados) e no domingo dia 31 de Maio, às 15h00.

Recorde-se que Gonçalo Cadilhe já deu 3 voltas ao mundo, a última das quais seguindo um itinerário pelos cinco continentes baseado na localização das melhores ondas de surf do planeta. O relato desse percurso variado e original deu origem ao seu mais recente livro Passagem para o Horizonte.

Quando me perguntam o que me fez largar uma vida segura, um trabalho, uma casa, uma família, para viajar pelo mundo, respondo que foi exactamente o mesmo que faz com que outra pessoa não largue uma vida segura, um trabalho, uma casa, uma família — ou seja, uma ideia de nós próprios e de onde reside a nossa felicidade, revela Gonçalo Cadilhe.