segunda-feira, 18 de maio de 2015

A Rede do Cinema Independente é Made in Portugal


De Portugal para o Mundo, a Indiewood.tv, um projecto desenvolvido inteiramente no Porto, tem como ambição tornar-se no ponto de referência internacional do cinema independente.

Fundada em 2014 por Luís Ramos, licenciado em Som e Imagem pela Universidade Católica Portuguesa; e por Andie Pires, Produtora Executiva da Shortcutz Network; a Indiewood.tv promete tornar-se no ponto de referência internacional do cinema independente. 

A rede aceita o registo de escolas e universidades de arte, produtoras audiovisuais, festivais de cinema e profissionais ou estudantes das mais diversas áreas (realização, direcção de fotografia, argumento, representação, captação e edição de som, entre outros), e tem como objectivo facilitar o contacto e a cooperação entre os seus membros, de forma a incentivar a produção de novos projectos cinematográficos. 

Os membros registados podem publicar ou divulgar novos projetos, eventos ou campanhas de crowdfunding ou, em alternativa, aderir a projectos existentes e procurar atores, técnicos e bandas sonoras, por exemplo. A possibilidade de partilha de know-how e equipamento próprio promete tornar as produções low-budget uma realidade não muito distante. 

Nas palavras do fundador, “pretendemos ajudar a comunidade a captar atenção ou investimento para os seus projectos, mas também a juntar sinergias e a dinamizar a forma como comunicam e interagem, promovendo a cooperação entre todos os membros e dando-lhes autonomia durante todo o processo de produção”. 

O registo na Indiewood.tv é gratuito, dependendo do plano e dos serviços disponíveis, e permite a criação de um perfil e de um portefólio online, a publicação e procura de novas produções, casting calls, eventos ou workshops e permite a distribuição de comunicados de imprensa e curtas-metragens junto de jornais, blogs e festivais de cinema, entre outros serviços. 

Com membros registados em todo o mundo, a plataforma está a revolucionar a forma como se faz cinema em Portugal e além-fronteiras.